Setecidades Titulo Segurança
Mauá atrasa obras
de quartel no Zaíra

De acordo com operários, construção do posto do Corpo de
Bombeiros deve demorar entre 60 e 90 dias para ficar pronto

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
09/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A população do Jardim Zaíra, em Mauá, ficará pelo menos mais 60 dias sem quartel do Corpo de Bombeiros no bairro. Prometido para ficar pronto em março, o prédio está apenas nas fundações. As obras são executadas pela empresa Alto Padrão no regime de contrapartida à Prefeitura. O investimento aplicado pela empreiteira é de R$ 650 mil. O prédio terá aproximadamente 485 metros quadrados, enquanto o terreno tem 2.027 metros quadrados.

Segundo funcionários que não quiseram se identificar, um dos motivos para o atraso é a falta de operários. "Estamos em apenas seis aqui. É pouca gente para muito serviço." Um dos pedreiros revela que, por meio da chefia, foi informado nesta semana de que o prazo para conclusão da obra seria de 60 dias. "Acho muito difícil terminar nesse tempo. Pelo ritmo que estamos aqui, vão mais 90 dias, no mínimo", afirma.

No terreno onde funcionará o posto, ainda estão sendo feitas as fundações do prédio. Operários avaliam que são necessários, no mínimo, mais 20 dias para que comece a ser feita a parte de alvenaria.

Outro problema é o acesso à futura base. A Rua Arquimedes Mardegan, onde está o terreno, é de terra e possui grande quantidade de buracos e lombadas improvisadas, o que dificultaria a chegada dos caminhões da corporação. Em novembro, quando a Prefeitura anunciou a construção, o prefeito Oswaldo Dias (PT) havia prometido pavimentar a via, o que não foi feito até o momento.
Procurada desde quarta-feira à tarde, a administração municipal não informou os motivos do atraso e não forneceu novo prazo oficial para entrega.

SEM COMENTÁRIOS

O comandante do Corpo de Bombeiros no Grande ABC, tenente-coronel Roberto Rensi, evitou comentar a demora na construção. "O termo de ajuste foi feito entre a Prefeitura e a construtora, por isso não vou me manifestar. Mas tenho conversado com o município, sim", diz. 
Rensi reitera que a população do bairro não ficará desamparada em caso de grandes tragédias. "Na base da Vila Noêmia, na Papa João XXIII, temos toda a equipe que trabalhava no Zaíra. Em caso de chuvas, por exemplo, deslocamos todo esse efetivo para o bairro de forma preventiva."

Antiga base foi desativada no fim de 2010

A antiga base do Corpo de Bombeiros no Jardim Zaíra foi desativada no fim de 2010 para dar lugar a novo terminal de ônibus, inaugurado em junho. O fechamento do posto, que ficava na Avenida Castello Branco, irritou a população do bairro, que em épocas de chuva costuma sofrer com enchentes e deslizamentos.

No início de 2011, quatro pessoas morreram após escorregamento de terra, enquanto uma aposentada de 63 anos morreu afogada dentro de casa, após transbordamento de córrego.

De acordo com a Prefeitura, o novo posto tem localização melhor, pois é próximo ao Zaíra e ao Jardim Itapeva. O Zaíra é um dos bairros mais populosos da cidade, com cerca de 100 mil habitantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;