Cultura & Lazer Titulo Cinema
Herói em construção

'John Carter - Entre Dois Mundos' chega aos cinemas de
todo o mundo com tom épico e em busca de popularidade

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
09/03/2012 | 07:06
Compartilhar notícia


A missão de 'John Carter - Entre Dois Mundos' não é nada fácil. Em sua estreia mundial organizada para hoje, tem a pressão de ser o principal filme dos estúdios Disney no ano. A obra se apoia nos grandiosos efeitos especiais para conquistar o público - principalmente o adolescente.

Como o título revela, a aventura apresenta trama que mistura universos completamente diferentes. A história traz o capitão John Carter, que vive no Velho Oeste norte-americano em período após a Guerra de Secessão do país. Cansado dos conflitos, ele deseja descobrir ouro e viver em paz.

Mas estranho acontecimento entre o tempo e o espaço faz com que ele apareça no exótico planeta Barsoom (Marte). Agora na figura de escravo do povo local, Carter prova ter seu valor - além de capacidades sobre-humanas que o ajudam no campo de batalha - e surge como importante peça para decidir uma enorme guerra tribal.

Não faltam no filme elementos como um povo completamente diferente dos humanos, uma princesa que tenta fugir de casamento forçado e um herói que busca a redenção após passado obscuro e sofrido. Mas nada disso é apresentado nos trailers disponibilizados para o público ao longo do ano. Esses fragmentos importantes da história são conhecidos apenas após busca por mais informações em torno do título na internet.

Um dos principais obstáculos a ser batido por 'John Carter - Entre Dois Mundos' é o tom épico imprimido à produção durante sua divulgação. O clima de expectativa envolve toda a Disney, que espera reaver os cerca de US$ 250 milhões investidos no orçamento da superprodução - e lucrar com a bilheteria que tanto aguarda. Grande parte do dinheiro está nos efeitos especiais que criam Marte, seus habitantes e as guerras.

Trata-se de aposta arriscada, uma vez que o filme não conta com um grande astro, tendo o pouco conhecido Taylor Kitsh (o mutante Gambit de 'X-Men: Origens - Wolverine') como protagonista e o ‘secundário' Willem Dafoe no papel do alienígena Tars Tarkas. O comando de tudo ficou nas mãos do diretor Andrew Stanton, que estreia em projeto live-action após as ótimas animações 'Procurando Nemo' (2003) e 'Wall-E' (2008). A falta de popularidade (e carisma) de John Carter pode ser fatal para sua vida nas telas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;