Setecidades Titulo Educação
Criança enfrenta teste de resistência para ir à escola

Em S.Bernardo, escada de 165 degraus é o caminho mais curto

Natalia Fernandjes
do Diário do Grande ABC
08/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Estudar no bairro Ferrazópolis é só para quem tem disposição. Para ter acesso à Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) André Ferreira, mães e filhos são obrigados a enfrentar 165 degraus diariamente. Além de cansativo para a criançada, que sobe e desce escorando nos corrimãos, o trajeto fica comprometido pelo mato alto, sujeira e entulho. Apesar de difícil, o percurso é comemorado pelos moradores do entorno como a alternativa para não precisar dar voltas pelo bairro para chegar até as unidades de ensino.

Pela manhã a caminhada não traz tanto cansaço. A dificuldade é no período do meio-dia, quando as crianças saem da escola, e na entrada do turno da tarde, momento em que o calor não dá trégua. Na subida pelos 20 lances de degraus, pequenos se penduram no corrimão e até conseguem carona nos ombros dos pais para dar alívio aos pés.

Quem faz esse percurso pelo menos oito vezes por dia diz já ter se acostumado. "Não tem outro jeito, então a gente vai devagar e parando para conseguir continuar", observa a dona de casa Vera Lúcia Silva, 39 anos. Com o caçula no colo, a moradora do bairro leva três filhos na Emeb André Ferreira e uma filha na Emeb Mariana Benvindo da Costa, localizada no mesmo bairro.

O longo escadão também passou a ser utilizado pelos moradores que se dirigem à Mariana Benvindo. O caminho convencional, uma passagem improvisada por dentro de terreno particular, partindo da Rua Jesus de Nazaré, até a Aureliano de Souza, está tomado pelo mato. Com isso, os moradores seguem para a Rua Regente de Lima, onde outro escadão os leva até a poucos metros da unidade de ensino. "A gente dá a volta porque não tem como enxergar os degraus, cobertos pelo mato", comenta a auxiliar de produção Débora Fátima, 29.

Mesmo com mato alto e receio de encontrar algum inseto ou bicho perigoso pelo caminho, a dona de casa Claudia Aparecida Raimundo, 34, prefere encarar o acesso improvisado na Rua Jesus de Nazaré em vez de seguir pelo escadão para levar a filha de 5 anos até a Emeb Mariana Benvindo. "Quando chove a gente desce com muito cuidado para não cair", diz.

Limpeza

A Prefeitura de São Bernardo disse que ainda neste mês será feito o corte de mato na escadaria e haverá vistoria a respeito do entulho e lixo até a próxima semana.

Quanto ao acesso para a Emeb Mariana Benvindo da Costa, foram emitidas notificações para os serviços de capinação e limpeza/remoção de entulho à Petrobras. Em relação à área defronte à escola, também da Petrobras, foi solicitado limpeza e capinação, drenagem e remoção de lixo e entulho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;