Diário do Grande ABC

SETECIDADES


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012 7:00

Grande ABC aplica 780 multas de trânsito por dia

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC

51 comentário(s)

Os motoristas do Grande ABC receberam 285.093 multas de trânsito durante todo o ano de 2011, o equivalente a cerca de 780 infrações cometidas por dia. São Caetano e Rio Grande da Serra não divulgaram os dados. As prefeituras arrecadaram R$ 62,4 milhões com as punições.

"Esse alto número de multas representa policiamento mais intenso ou ações estratégicas em políticas de controle do trânsito. Ou seja, a fiscalização está cada vez mais rígida", explicou o professor de engenharia de tráfego da FEI (Fundação Educacional Inaciana) Creso Peixoto.

Segundo o especialista, a grande quantidade de multas não significa que há mais condutores imprudentes. Ele acredita que só é possível fazer essa afirmação se o número de vítimas de acidentes de trânsito diminuir ao longo dos anos. "A multa serve para assustar os motoristas, evitar que as infrações se repitam e garantir mais segurança. O mais importante é reduzir acidentes e mortes. Aplicação de multas possui efeito invisível, mas a consequência deve ser a queda no número de acidentes, o que nem sempre ocorre", afirmou.

Adriano Murgel Branco, especialista em trânsito, diz que o avanço tecnológico também colabora para a aplicação de multas "O policiamento não alcança todos os lugares. Os aparelhos modernos tornam possível punir aqueles que tentam fugir e enganar as fiscalizações", relatou.

De acordo com as prefeituras, as principais infrações registradas no ano passado no Grande ABC foram estacionar em local proibido, ultrapassar sinal vermelho, não usar cinto de segurança e exceder a velocidade máxima permitida. As administrações municipais informaram que têm promovido campanhas para educação no trânsito, com intuito de diminuir o número de multas aplicadas.

"As cidades têm ampliado os investimentos em educação no trânsito. O trabalho educativo tem de ser feito desde a escola até o adulto. Os programas de conscientização no trânsito estão melhores, embora ainda sejam insatisfatórios", afirmou Murgel Branco.

ARRECADAÇÃO

De acordo com a lei do Código de Trânsito Brasileiro, todo dinheiro arrecadado com multas tem de ser revertido para melhorias em segurança no tráfego veicular. "Isso envolve desde colocação de placas até reparos no asfalto", explicou Murgel Branco.

Intervenções como o recapeamento das principais vias de Mauá, com custo de R$ 22 milhões, e reparos e manutenção no viaduto Adib Chammas, em Santo André (R$ 1,4 milhão) são exemplos de obras que podem utilizar a verba arrecadada por meio das punições de trânsito.

Casos de CNH suspensa crescem 37%

No ano passado, 83.526 motoristas do Grande ABC atingiram 20 ou mais pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) por cometer infrações às leis de trânsito, número que é 37,7% superior aos 60.619 condutores do mesmo período de 2010. Os dados são do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Ao atingir ou ultrapassar essa quantidade de pontos na carteira, o motorista é notificado, simultaneamente, por carta enviada ao endereço que consta no cadastro do Detran. A notificação estipula prazo de 30 dias para que o infrator apresente defesa.

Os condutores que tiverem seus recursos negados estarão em situação irregular e deverão comparecer ao órgão de trânsito onde a CNH está cadastrada para entregar o documento. EMOs habilitados que tiverem a carteira suspensa por ultrapassar a pontuação permitida perdem o direito de dirigir por período que varia de um mês a um ano, dependendo da gravidade das infrações cometidas.

O consultor de engenharia Donizete Aparecido da Silva, 50 anos, perdeu a carteira de motorista após estourar o número de pontos. As multas foram por falar no celular ao volante e excesso de velocidade. "Tem avenidas com limites variados em trechos diferentes e, às vezes, não prestamos atenção nisso enquanto estamos dirigindo. Trabalho em área comercial. Quando o cliente liga, muitas vezes, não dá tempo de parar para atender. Principalmente, em ruas de grande movimento", disse.

CARTEIRA RECUPERADA 

Durante o período em que a carteira fica suspensa, o motorista deverá passar por curso de reciclagem de 30 horas que pode ser feito nos CFCs (Centro de Formação de Condutores) ou gratuitamente na sede do Detran, que fica na Capital.

Para concluir o processo, o motorista precisa passar por prova com 30 questões, na qual deverá acertar mais de 70% (pelo menos 21 perguntas) para ser aprovado e receber o Certificado de Conclusão do Curso de Reciclagem. Depois disso, a pessoa terá sua CNH restituída mediante a apresentação desse certificado.

Caso o motorista seja autuado dirigindo ou cometa alguma infração durante o período de suspensão, a lei prevê a cassação da carteira por período de dois anos. Neste caso, para reaver a CNH, o condutor terá de se submeter a todos os procedimentos para obter uma nova carteira, como se fosse iniciante, incluindo aulas em auto-escola.

Silva já recuperou a habilitação e afirma estar mais cuidadoso no trânsito porque depende do veículo para exercer seu trabalho. "Tem coisas que não dá para fugir, mas temos que ficar espertos. Depois que perdi a carteira, estou mais atencioso em relação ao trânsito."




Relacionadas

Nenhuma notícia relacionada

Tags

Nenhuma tag relacionada

Comentários

Denunciar

nelson REVOLTADO simplicio

14/02/2012 às 11:51

DESPREPARO e ganancia por dinheiro, é um absurdo ! primeiro, precisamos de pistas boas, e bem sinalizadas, e depois, de multa, e DUVIDO QUE O DINHEIRO ARRECADADO VAI PARA A EDUCAÇÃO,ESCOLINHAS,ETC. E AS COMISSOES. refeituras totalmente despreparadas e inoperantes com INCOMPETENTES NO COMANDO, ai F... lamentavel....


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Flavio P. Nogueira

14/02/2012 11:40

Eu tenho notado o seguinte: Envolto as farmácias 24 horas, ruas são sinalizadas por proibição - estacionar. Até mesmo o noturno tem sido alvo de certos amarelinhos. Fui vitima de um deles, recorri e ganhei. No entanto é espúria tal conduta por parte da administração publica.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Pererinha

14/02/2012 às 8:11

DONIZETE PEREIRA, FREQUENTO O BONFIM TAMBÉM, VOCÊ ME CONHECE.....AGORA VEJA TEU PORTUGÊS, TEM ERROS TAMBÉM.....JÁ QUE VOCÊS LEÊM, VAI O RECADO....VAMOS MELHORAR A SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO EM STO ANDRÉ? MANDA EMBORA OS INCOMPETENTES DA SECRET. DE TRÂNSITO, SÓ FAZEM COISAS ERRADAS.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

luiz

14/02/2012 7:57

Eu mesmo em Janeiro tomei 2 multas na Anchieta, por falta de divulgação, você vem até a Wolks e é 110, chegando próximo ao Riacho vai para 80ks, mas não há divulgação nem comunicação, isto é feito através da multa. Acho que 1º você deveria receber um alerta e ser orientado, ai sim, se persistir, multa. Tá tudo errado!


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Charles

14/02/2012 às 7:20

E as motos que passam no vermelho dos semaforos, andam na contramão, fico vendo os pessoal entrar a direita da Av.Lauro Gomes em direção a Rua Atlantica entre São Bernardo e Santo André, sera que ninguem sabe que ali tem um radar pegando estes motoristas??? o brasileiro é muito esperto mesmo, gosta de pagar multas....


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Hugo

14/02/2012 5:40

Garanto que 95% destas multas foram aplicadas sem que o condutor realmente cometeu a infração.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Joãozinho

14/02/2012 às 0:14

Se as Prefeituras colocassem o nº de agentes de transito proporcional ao nº de veiculos no GABC e fiscalizasem com rigor,os valores arrecadados atingiriam nºs estratosféricos.Mas também seria interessante que esta arrecadação fosse aplicada na educação dos mesmos motoristas infratores.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Valmor

13/02/2012 23:45

Alguém se confundiu um pouco,aqui; eu li muito bem a matéria e entendi muito bem. Esse número 780 multas diárias, é uma média relativa; se fosse contar entre as multas aplicadas pelos sensores eletrônicos e as dos agentes físicos o número seria ainda muito maior. Só que os JARIS nem sempre deixam cobrar essas multas.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

junior

13/02/2012 às 23:37

EM SANTO ANDRE O TRANSITO TA CAOTICO MAS NAO SE VE NEMHUM AGENTE DE TRANSITO NAS RUAS.. CADE OS AGENTE DE TRANSITO PREFEITO!!!!!!!!!!!


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

jackson five

13/02/2012 22:31

Ae trabalho de motoboy há cerca de tres anos nunca fui multado , esse povinho que fica reclamando volta para o cfc ou tenham educação no trânsito . E tbm que vejo pessoas com bom poder aquisitivo nas ruas sem educação minha nossa . E depois todos querem ser cheios de direito , mas na verdade tudo uns pés de rato .


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Marco Antonio

13/02/2012 às 22:18

Parabéns a leitora Laís Helena, motorista deve respeitar a sinalização e não ficar preocupado onde está o radar. Industria da multa é desculpa do mau motorista, afinal os radares só exintem por causa deles e mais, cumprir as leis de trânsito aprende-se durante o curso para tirar a CNH, não aprendeu? PAGA que aprende.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

JOSÉ

13/02/2012 21:30

Se, só no grande ABC, aplicam 780 por dia! imaginem no Brasil, é mesmo uma fabrica de fazer dinheiro, roubando dos brasileiros, para um governo corrupto, e roubar nas licitações! "ISSO É UMA VERGONHA".


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

donizete

13/02/2012 às 20:41

É sr. Fernandes educação é no berço e portugues na escola.Vereador não é agente de transito.Fiscal tambem não pode aplicar multa de transito.Não é inflator.É infrator.Não é dana.É dane-se.Não é passei.É passeio.Politicos a noite abrem este site e morrem de rir das besteiras que algumas pessoas escrevem.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

MMB

13/02/2012 20:11

Tem que multar mesmo, quem não respeita tem que dar dinheiro pro governo, não engana ninguém qdo dizem para educar primeiro, pois qualquer criançinha sabe as leis de transito, isso é descupa de pessoas irresponsaveis, são homicidas em potencial, o Brasil só melhora qdo vc smelhorarem, não pago multa e dirijo todo dia.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

gilberto

13/02/2012 às 20:07

fui mutado sem cinto de seguranca porque estava de camisa preta. cego pode ser agente? na estação de trem eles nem aparecem la já cansei de parar na rua porque não tem onde estacionar a vaga de embarque e desembarque esta sempre lotada, acorda agentes.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Lilian

13/02/2012 20:02

Infelizmente, é necessário maior fiscalização de trânsito. Dirijo todos os dias e sempre encontro carros e motos trafegando na contra mão, e isso é perigoso demais.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

du

13/02/2012 às 19:55

AÍ RISOLÃO,QUANDO VC VAI COMEÇAR A TRABALHAR,MINHA RUA ESTA AS ESCURAS HA 1 MES,JA FIZEMOS 50 RECLAMAÇOES,NADA,HA ESQUECI O RISOLÃO TA PREOCUPADO COM A INDUSTRIA DA MULTA,SE VC FOR REELEITO,VO FIKAR PELADO O DIA INTEIRO,EM FTE A PREFEITURA,O DIA INTEIRO,SEU RISOLE GIGANTE!!!


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

arnaldo

13/02/2012 19:12

Esse dinheiro arrecadado com multas deve ser para colocar mais radares, mais semaforos, mais amarelinhos, gerando assim mais multas para pagar as empresas contratadas e seus contratantes, pois nao vejo melhorias no asfalto a anos, um monte de semaforos inuteis e demorados, pontes desbarrancando, remendos no asfalto..


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Roberto Leal Morales

13/02/2012 às 19:10

O que a reportagem não comenta é quantidade de multa por tipo. Ex.: qual o percentual de multas aplicadas por meio eletronico? Qual a relação entre carros e motos? Por que? Eu não vejo agentes de transito na rua. Outro dia um onibus expelindo fumaça trafegava em pleno centro de Santo André empesteando tudo. E????


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Fernandes

13/02/2012 19:09

Educação se aprende no berço, fiscal é para multar os inflatores,se SBC multasse todos inflatores principalmente quem estaciona no passei publico, daria para asfaltar toda cidade novamente, só q os vereadores fazem vista grossa favorecendo os comerciantes, dana se o pedestre. BRASILLLLLL


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

P o Sr Valmor

13/02/2012 às 19:07

Caro leitor Valmor, acho que o companheiro não lei direito o texto, pois São Caetano não divulgou a quantidade de multas!


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Adriano

13/02/2012 18:37

Em Santo André existem dois pontos onde os motoristas não respeitam a preferencial: em frente ao cemitério do Camilópolis e na esquina da R.Antonina e Av.Estados Unidos. Também ignoram a "contra-mão" nas esquinas da R.Japão com a Av.Alfredo Maluf e Av.Olavo Alaysio de Lima. Quando alguém vai fiscalizar e resolver isso?


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Fernanda

13/02/2012 às 18:02

Vivemos num país com autoritarismo disfarçado. Que arrecadação é essa que são aplicadas em infraestrutura e melhoria do asfalto no ABC? Em todos os lugares que passamos, há buracos e imperfeições nas pistas causados por asfalto de péssima qualidade, ou por remendos de Sabesp ou Comgás. Lamentável.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Eduardo

13/02/2012 16:56

Concordo plenamente com o Reinaldo "...O que existe é uma Industria da Multa. Onde é mais fácil punir do que educar. As multas tornaram-se um meio eficiente de arrecadação e fazem parte dos orçamentos de muitas prefeituras. Onde estão os Agentes de Transito quando deles precisamos?"


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

junior

13/02/2012 às 16:05

A empresa que presta serviço de transito em SBC nao entende nada de transito eles nao respeitam as leis de transito, e nao conhece nada de legislaçao de transito, o ideal e encerra o contrato com esta empresa e abrir concurso para o transito para contratar funcionarios qualificados.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Marcio Pereira

13/02/2012 16:00

OS AGENTES DE TRÂNSITAM NÃO MULTAM OS VEÍCULOS QUE ESTACIONAM NO LOCAL PROIBIDO DA AVENIDA BASILÉIA COM FENICIA PORQUE? PRECISA HAVER FISCALIZAÇÃO NO LOCAL, A SITUAÇÃO DA VIA ESTREITA, COM CARROS ESTACIONADOS DOS DOIS LADOS É HORRIVEL E CAUSA ACIDENTES CONSTANTES..


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

PERERINHA

13/02/2012 às 15:57

NA AV. NOVA ZELÂNDIA COLOCARAM PLACA DE 30 KM/H EM UM SENTIDO DA VIA E 40 KM/H NO OUTRO SENTIDO. É ISTO MESMO? OU ERRARAM?


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

PERERINHA

13/02/2012 15:55

NA AV. CANDIDO DE CAMARGO COLOCARAM UM TRECHO COMO CONTRA MÃO, MAIS É TÃO ABSURDO ESTA REGULAMENTAÇÃO, E MUITO DIFICIL O DESVIO QUE ACABA NINGUÉM OBEDECENDO...MAIS UMA ERRADA DA SECRET. DE TRÂNSITO, NÃO TEM O "PORQUE" DESTA CONTRA MÃO.....


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Pererinha

13/02/2012 às 15:52

QUANTOS ERROS COMENTEM A SECRET. DE TRÂNSITO DE SANTO ANDRÉ.....COLOCARM UMA PLACA DE 40 KM/H NO MEIO DO MATO, NA AV. NOVA ZELÂNDIA EM FRENTE AO Nº 946....DE CERTO ALGUÉM DEVE FAZER RALLY POR LÁ.....


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Cinthia

13/02/2012 15:05

Ops, acho que os "moderadores" não são imparciais.Divulguem o coment. que coloquei pela manhã, qdo reclamei que vi 2 onibus da SA Trans passando no farol vermelho da Av. das Figueiras no dia 10/02 às 19h30 e a PMSA não acatou minha reclamação, pois apesar de ter os n•, não tinha o nome da linha, qdo precisa n multam


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Laís Helena

13/02/2012 às 14:45

Eu discordo dos especialistas, as multas aumentaram porque ninguem está ligando pra leis de transito, viver em sociedade implica em seguir regras. Não quer levar multa? siga as Leis.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Valmor

13/02/2012 14:20

Enquanto São Caetano aplica 780 multas em motoristas,em Joinville SC A Co nurb não consegue nem monitorar as áreas azul, deixando essas áreas por conta dos maus motoristas que continuam a desrespeitar a sinalização. O centro da cidade e os bairros mais movimentados está virado num caus total.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Reinaldo

13/02/2012 às 14:03

Discordo totalmente da reportagem e dos comentários dos especialistas. O que existe é uma Industria da Multa. Onde é mais fácil punir do que educar. As multas tornaram-se um meio eficiente de arrecadação e fazem parte dos orçamentos de muitas prefeituras. Onde estão os Agentes de Transito quando deles precisamos?


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

SIRLENE

13/02/2012 12:42

Vamos lá , se parte do R$ arrecadado é para melhoria do asfalto, porque tem ruas em sto andre com enormes crateras , porque a Av do Estado que abragem a cidade de santo andre, está horrivel de trafegar por lá, sera que parte do dinheiro vai mesmo para este destino ou para o bolso de alguem, a adm de SA está um vergonh


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Antonio Poveda Oliveira

13/02/2012 às 12:26

Estou de pleno acordo com a fiscalização e punição aos que desreipeitam as leis de trânsito, mas infelizmente temos maus agentes que agem de má fé aplicando multas inexistente e prejudicando quem não merece.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Magda Rodrigues

13/02/2012 12:22

São Bernardo do Campo está ao Deus dará, pois tem bairros que pedimos viaturas por carros parados em local proibido e mesmo ligando; não tem fiscalização.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

sato

13/02/2012 às 12:18

Apesar do grande número de multas a fiscalização ainda é muito deficiente. Na r. Américo Brasiliense, SBC, motoristas insistem em parar e estacionar em local proibido. O mesmo acontece na r. Municipal, em especial aos sábados, justo quando o tráfego é maior com a interdição da av. Prestes Maia por causa da feira.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Diego Bezerra

13/02/2012 12:00

Eu tenho mais de 200 pontos na carteira e continuo dirigindo q nem louco pela cidade, esses amarelinhos são uma trupe fanfarrona que adoram me multar, eles acham q tem poder de policia...rs, é engraçado ver eles naquelas viaturas ligando a sirene e vindo atrás de mim! Nunca vou respeitar um cearense querendo mandar aki


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Andreense Indignada

13/02/2012 às 11:39

É necessário multar os motoristas imprudentes, negligentes e irresponsáveis.Mas, também é preciso devolver a cidade, em serviços, o fruto da arrecadação. Estudem e apliquem o dinheiro de forma eficiente na cidade !! MELHORAR É PRECISO !! CUIDAR DA CIDADE, NO TRÂNSITO, É FUNDAMENTAL !! Estamos esperando faz tempo !!!


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Eu

13/02/2012 11:37

Tem gente que deveria tomar multa pq coloca a vida de mta gente em risco e nada se faz a respeito. Hoje liguei na PMSA para denunciar dois onibus, nº 02614 e 01138, passando no farol vermelho às 19h30 no dia 10/02, na Av. Figueiras, mas não pude registrar a reclamação, pois não tinha o nº das linhas. Absurdo!


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Rose Paulada

13/02/2012 às 11:31

As prefeituras precisam de dinheiro para financiar as campanhas dos candidatos a prefeito/vereador. E não existe maneira mais fácil de arrecadar dinheiro do que com radares móveis que ficam escondidos atrás de árvores...isso é uma vergonha!!!


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Andreense Indignada

13/02/2012 11:29

"De acordo com a lei do Código de Trânsito Brasileiro, todo dinheiro arrecadado com multas tem de ser revertido para melhorias em segurança no tráfego veicular. "Isso envolve desde colocação de placas até reparos no asfalto". NÃO VEJO ISTO EM STO ANDRÉ. A sinalização é precária,faltam placas indicativas. ATITUDES JÁ!!!


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Pascoal

13/02/2012 às 11:07

Levando em consideração que na região auditada deve circular diariamente mais de 1 milhão de veículos 780 multas diárias não é nada em relação a quantidade de infrações cometidas. Só na região do PNO e Nações deve dar pelo menos 1000 por dia se houvesse fiscalização de verdade.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Dulcimara Fátima de Oliveira Evangelista

13/02/2012 10:59

É muito engraçado pois de repente 83.526 motoristas não sabem mais dirigir no ABC. Na minha opinião tem alguém por traz das multas pois é muiiiiiiiiiiiiito dinheiro que rola, e se este dinheiro fosse revertido para pelo menos tapar os buracos mais nem isto. ISTO É UMA VERGONHA


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

JC

13/02/2012 às 10:05

Aposto que vai encher de gente reclamando das multas aqui... Que é um abuso, que é uma fone de arrecadação, blá, blá blá... Esses são os que sempre estacionam em local proibido, fila dupla, falam ao celular no volante, etc... Não quer tomar multa? Basta respeitar a sinalização e dar o bom exemplo. Simples!


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Kellen

13/02/2012 10:04

Se os motoristas respeitassem as leis de trânsito esse número grande de multas aplicadas diariamente cairia rapidamente, mas ultimamente o pessoal não respeita mais nada, perto de casa mesmo os motoristas preferem entrar na contramão da rua carijós para não dar uma pequena volta no posto de combustivel da av. adriatico


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

João Henrique

13/02/2012 às 9:55

Eu só queria saber aonde está sendo feita a campanha de educação de trânsito na região. Pura balela !!! Não tem campanha nenhuma. As administrações da região (prefeituras), não tem nem vergonha de dar uma informação destas !!!


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

FRANK

13/02/2012 9:28

Eu acho pouco.Na verdade em bairros longe do centro é a festa da irresponsabilidade.Ninguém usa mais capacetes nas motos, cinto de segurança nos carros, parece uma terra sem lei.Não se pode deixar a fiscalização só para os radares que não pegam outras infrações. A periferia está um caos.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

sonia maria

13/02/2012 às 9:06

Na verdade aqueles que concordam com este tipo de fiscalização é porque não foram multados por algum descuido,(estar em fase de cruzamento e em velocidade quando o falrol amarelou).Devia ser obrigatório todo o farol de transito ter o temporizador como alguns e S C Sul e Diadema tem.Acorda vereadores façam 1 Lei p/ isso


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Cidadão

13/02/2012 8:54

Daqui a pouco vão aparecer os "motoristas exemplares" que reclamarão de uma suposta "indústria das multas", mas eu nunca ouvi falar que radares multam quem não excede a velocidade ou que os fiscais multam que estaciona em local permitido. Pena que em Mauá a fiscalização de trânsito é nula, senão arrecadação seria maior


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Ricardo

13/02/2012 às 8:36

Aposto que vão falar que isso é indústria da multa, só vou acreditar muito nesta indústria quando nunca mais eu ver um motorista entrar numa rua sem dar seta, sem nunca mais ver carro emcima da calçada, carro respeitando pedestre na faixa... ai sim, pra mim falta muita fiscalização ainda. Tem que multar mesmo.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.


Seu comentário:

Eu li e concordo com o termo de responsabilidade

Comentar com o Facebook Comentar