Diário do Grande ABC

POLÍTICA


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012 7:24

MP e Polícia investigam extorsão em Diadema

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC

1 comentário(s)

O promotor de Cidadania de Diadema, Daniel Serra Azul Guimarães, abriu inquérito para averiguar as denúncias de extorsão envolvendo Manoel Antônio Ferreira Santos, o Tonny Telles (PSB), que se passava como aliado do secretário de Segurança Alimentar, Manoel José da Silva, o Adelson (PSB). O caso será apurado em segredo de Justiça, para evitar cunho eleitoreiro.

A defesa de Adelson e de Frank Miller (PSB), diretor de departamento de Segurança Alimentar e supostamente envolvido no esquema na Pasta, crê que as divulgações de práticas ilícitas podem ter conotação política. Além do MP, a polícia instaurou inquérito para analisar o caso.

"Decidimos fazer investigação paralela para saber se há envolvimento eleitoral", afirmou Edivaldo Lubeck, advogado dos socialistas. Adelson se colocou como candidato a vice na chapa do prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), e Frank é tido como aposta do PSB para aumentar a bancada na Câmara.

Ambulantes do bairro Serraria acusaram Tonny Telles de extorquir comerciantes em troca de informações privilegiadas da fiscalização das barracas - sob responsabilidade da Secretaria de Segurança Alimentar. Segundo a denúncia, Tonny sempre citava o nome de Adelson ao recolher a quantia. O empresário Filipe dos Anjos, dono do Shop Serraria - local onde os camelôs estão alocados -, afirmou que Tonny e Frank passaram cheques sem fundo e com assinatura falsificada como forma de pagamento dos alugueis dos ambulantes.

Depois de o Diário veicular as denúncias, na semana passada, Reali determinou abertura de sindicância para apurar os fatos. O prefeito não descartou afastar os envolvidos. A defesa de Adelson e Frank cogitam a saída temporária do diretor de departamento do Paço para colaborar com as investigações.

GILSON

O vice-prefeito de Diadema, Gilson Menezes (PSB), negou ter envolvimento com Tonny Telles, filiado no PSB desde 2005. Socialistas garantem que Tonny participou ativamente da campanha de 2010, quando Gilson concorreu a uma cadeira na Assembleia Legislativa.

"O Tonny trabalhou comigo na minha campanha à reeleição para prefeito, em 2000. Depois disso, sequer tomamos um café", assegurou. Gilson não quis comentar o motivo da ruptura política. "Certas coisas não precisam ser desenterradas."

Gilson negou ter envolvimento nas denúncias envolvendo Adelson. Os dois disputam a preferência do PSB para que a legenda indique um nome à chapa de Reali.




Relacionadas

Nenhuma notícia relacionada

Tags

Nenhuma tag relacionada

Comentários

Denunciar

giulia novene

09/02/2012 às 18:01

Como assim??? Nós eleitores não temos o direito de acompanhar as apurações?? Sim, pode ser usado na eleição e daí?? Quem nao deve nao teme, se forem inocentres ganharão votos, se culpados perderão votos. Votos nossos. Eleitoreira é a atitude de não colocar as coisas as claras.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.


Seu comentário:

Eu li e concordo com o termo de responsabilidade

Comentar com o Facebook Comentar



Revistas