Diário do Grande ABC

SETECIDADES


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012 7:00

Edifício tem histórico de infiltrações

Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC

11 comentário(s)

Inaugurado em 1978, o prédio na região central de São Bernardo, alvo de desabamento parcial das lajes no início da noite de segunda-feira, tem histórico de vazamentos e infiltrações. O indício foi constatado pelos peritos do Instituto de Criminalística da cidade, que ontem à tarde realizaram a primeira perícia no local.

Um condômino do Edifício Senador, localizado na Avenida Índico, 30, que pediu para não ser identificado, afirmou à equipe do Diário que o problema de infiltração é crônico no imóvel. Recentemente, a laje, na cobertura, foi "impermeabilizada" para tentar dar uma "enganada". Indagado sobre a existência de caixa-d'água no mesmo local, ele negou.

A possibilidade de vazamento também foi levantada pelo delegado Victor Vasconcellos Lutti, titular do 1º Distrito Policial de São Bernardo, que instaurou inquérito policial para apurar as causas e responsabilidades do acidente - Júlia Moraes, 3 anos, e Patrícia Alves Farias de Lima, 26, foram encontradas mortas em meio aos escombros. A primeira no térreo, segunda-feira; a segunda no subsolo, ontem.

Durante a perícia preliminar realizada no prédio, os técnicos encontraram obra, recente, para reparo de infiltração na cobertura (onde funciona a sala de máquinas do prédio). Ou seja, exatamente o que o condômino contou ao Diário. "O trabalho está sendo realizado com critério e inteligência policial. Nesse momento, ainda é preliminar apontar qualquer causa do acidente. O que temos são indícios", apontou Lutti.

No entanto, o síndico Lauro Salera, 69 anos, responsável pelo prédio comercial há dez anos, negou, durante depoimento na delegacia. Na segunda-feira, ao Diário, Salera também descartou a realização de qualquer obra - a exceção de pintura.

Para o porta-voz do Corpo de Bombeiros de São Paulo e que participou da operação, ontem, o tenente Marcos Palumbo, problemas de vazamento e infiltração podem ser indícios para o fato de as lajes terem tomado o efeito cascata que foi do 14º andar ao subsolo do prédio. "Pode ser sinal para esse tipo de colapsamento. Sem dúvida, é uma constatação interessante."

Para o presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Grande ABC, Luiz Augusto Moretti, é necessário realizar pesquisa mais apurada para identificar as causas da queda. Porém, o vazamento pode ter agravado a situação. "Se as infiltrações existem há muitos anos, é possível que isso tenha mexido com a estrutura do edifício. E a impermeabilização com manta só impede a passagem da água, mas se outros danos não foram resolvidos, podem ter provocado a queda."

Moretti afirmou que desabamentos de prédios quase sempre têm relação com obras e reformas realizadas nos edifícios. "Toda obra deve ter ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) expedida por técnico responsável. É preciso fiscalizar." (Colaboraram Camila Galvez e Rafael Ribeiro)




Relacionadas

Nenhuma notícia relacionada

Tags

Nenhuma tag relacionada

Comentários

Denunciar

Pererinha

10/02/2012 às 17:54

PENSANDO NO QUE PODERIA TER OCORRIDO....IMAGINEI QUE NA CONSTRUÇÃO DEIXARAM UM VÃO NA LAJE, PARA UM ELEVADOR POR EXEMPLO, E DEPOIS DESISTIRAM, CONCRETANDO ESTE VÃO, QUE AGORA CEDEU EM CIMA, LEVANDO OS DEMAIS A SE ROMPER PELA FRAGILIDADE DAS LAJES NESTE PONTO EM COMUM....


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Pererinha

10/02/2012 17:51

EU SOU ENGENHEIRO....O VALMOR TEM RAZÃO O CEZARIAMENTO DAS LAJES SÃO MUITO UNIFORMES, NÃO FOI INFILTRAÇÃO, DIGO COM PLENA CERTEZA. SOMENTE ALGO MUITO PESADO OU COM QUEDA EM VELOCIDADE ELEVADA PODE REALIZAR ESTE ACIDENTE.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Pererinha

09/02/2012 às 9:01

O IPEN EM SÃO JOSE DOS CAMPOS PODE NOS DIZER SE CAIU ALGO DO CÉU. MAIS QUE É MUITO ESTRANHO É....REALMENTE PARECE QUE ALGO MUITO PESADO


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Para Valmor

09/02/2012 2:57

Vc eh engenheiro pra dizer td isso com tanta convicção?


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Eu

09/02/2012 às 2:55

A pessoa q fez o comentario mais sensato ate agora foi o Ribamar. O restante com esse papinho de meteoro me deu sono. Gente, eu costumava frequentar aquele predio, e posso dizer q tava gritante q aquilo ali tava mal conservado e com infiltrações. E aguardem pq do jeito q ta ñ será o unico nesse país


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Valmor

08/02/2012 19:52

O que acho estranho é cair laje sobre laje sem afetar as estruras laterais e fundamentais do prédio. Para um prédio construído em 1978, se não foi colocado nenhum excesso de peso naquele exato lugar, não se justifica aquele rombo de forma circular atingir todas as lajes de cima a baixo.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

anjo caído

08/02/2012 às 17:42

Que tragam a palavra de um especialista para explicar se foi ou não um meteorito, revirem o entulho e encontrarão a prova!!!!


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

giulia novene

08/02/2012 16:19

É bom que se investiugue mesmo...daqui alguns dias serão os prédios sem manutenção alugados pela Prefeitura de Diadema, os prédios da saúde todos estão em precárias condições, alguns com risco de desabamento. A quem recorrer, se quem dá o laudo é a defesa civil que é ordenada pela PMD? Tragédia anunciada.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Estranho

08/02/2012 às 15:24

Deve ter caído algo do céu. Um meteorito, uma peça de avião, algum lixo espacial. Um simples rompimento de laje não causaria isso. Requer verificação mais acurada. Mas já retiraram todo o entulho...


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Ribamar Jarilene

08/02/2012 8:43

Novidades não? O que você acha que vai acontecer daqui alguns anos ? Com estas construtoras que só visam lucros, apto de 45mt² no valor de 180 mil reais, utiliam material de pouca qualidade e os engenheiros que projetam tem 25 anos, sendo 5 de formação mais em contra partida 4 anos bebendo cachaça na porta da faculdade


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.

Denunciar

Valmor

08/02/2012 às 7:52

Estranho,não acha?! Nunca vi um desabamento dessa forma,estão lembrados que janeiro foi publicado que destroços de um satélite russo estava para cair e niguém sabia precisar onde ia cair;pela forma como se deu o desabamento parece ter caído alguma coisa de forma redonda, muito pesada. Pode até ter sido um meteoro.


Este comentário não representa a opinião do Diário do Grande ABC, a responsabilidade é do autor da mensagem.


Seu comentário:

Eu li e concordo com o termo de responsabilidade

Comentar com o Facebook Comentar



Revistas