Cultura & Lazer Titulo Teatro
Encontro com a existência
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
08/02/2012 | 07:47
Compartilhar notícia


Como parte da pesquisa de produção da Cia Teatral As Graças de investir em projetos de cada uma de suas atrizes, Daniela Schitini reestreia hoje 'Não Uma Pessoa', no Teatro Augusta, na Capital.

A peça surgiu inspirada na história de Marilyn Monroe, principalmente a que ficou evidente após o lançamento de 'Marilyn - As Últimas Sessões', livro escrito por Michel Schneider, que desvendava, através das sessões que a estrela tinha com o psiquiatra Ralph Greenson, a digladiação entre o mito e a mulher.

"São dois estados que convivem na mesma personagem. Ao mesmo tempo em que era exuberante, era vulnerável", diz Daniela. "Ela era uma personagem, o que revelava escondia outras facetas", completa.

Os paradoxos das representações entre esses dois seres que habitam o mesmo corpo, um em busca do outro, jogam reflexo no comportamento de todos. "A peça fala de todos nós, como lidamos com a relação entre o real e o imaginário, com as imagens que temos da gente e as que os outros têm de nós. É sobre quando você deixa de ser você porque quer ser amado e sobre quando você pode ser você e ainda ser amado. Faz uma reflexão sobre até qual ponto as pessoas se misturam, se dissolvem, impõem limites, se revelam ou se escondem de si mesmas e dos outros", diz a atriz.

Metalinguístico, o texto, que foi escrito por Daniela inspirado no legado de Marilyn e outros estudos sobre ela, não a transforma em personagem. Em cena, há uma mulher que tanto pode estar em consulta com o psicanalista quanto em um teste de cinema ou atuando o enredo da montagem."Essas várias camadas de identidade vão se revelando contraditórias, explicitando a humanidade, a fragilidade e a força, brincando com a nossa atuação com o cada um de nós."

O trabalho é sobre força, a que esteve presente até mesmo sob a vulnerabilidade da mulher ícone de feminilidade. "Ela fez de sua fragilidade a sua força. Não teve família, passou por episódios de abuso, tinha problemas de gagueira. Não é questão de fazer apologia à dor, mas de usar a ferida para descobrir um caminho em que não seja preciso fugir da sua fragilidade. O trabalho do artista é muito importante à vulnerabilidade, se não ele não toca nem é tocado pela vida e pelo outro", completa.

Não Uma Pessoa - Teatro. No Teatro Augusta - Rua Augusta, 943 - São Paulo. Tel.: 3151-4141. 4ª e 5ª, às 21h. Ingr.: R$ 20. Até 15 de março.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;