Esportes Titulo Clássico
Palmeiras se supera no 1º teste da temporada

Equipe derrota Santos de virada com gols no fim e
segue invicta em Presidente Prudente

Por Fabricio Presilli
Especial para o Diário
05/02/2012 | 21:04
Compartilhar notícia


O Palmeiras mostrou superação e manteve a invencibilidade no Campeonato Paulista com a vitória por 2 a 1 no primeiro grande teste do ano, o clássico contra o Santos. Com o resultado deste domingo em Presidente Prudente, o Verdão chega aos 11 pontos na classificação, enquanto que o Peixe permane com apenas seis.

Com três volantes e o domínio do meio campo, o Palmeiras começou melhor. Aos seis minutos, Valdivia deu belo passe para Luan, mas o goleiro Rafael se antecipou e tirou a bola. No rebote, Fernandão chutou para fora.

O Santos só apareceu bem aos 16, Neymar puxou contra-ataque, driblou Henrique e tocou para Ganso. O camisa dez cruzou para Elano, mas a zaga afastou o perigo. O Peixe voltou ao ataque aos 21. Depois de troca de passes entre Neymar e Ganso, Elano bateu com perigo de fora da área, para boa intervenção de Deola.

O Verdão voltou melhor depois da parada técnica indicada pelo árbitro devido ao forte calor no Interior. Aos 24, Marcos Assunção bateu falta com perigo da intermediária e Rafael fez importante defesa. Apagado na partida, Valdivia foi substituído aos 40 minutos, depois de sentir lesão no tornozelo esquerdo. Daniel Carvalho entrou e quase resolveu no fim do primeiro tempo. O meia driblou três zagueiros e só parou em Rafael, que salvou o Santos.

A segunda etapa começou no mesmo ritmo da primeira, com o Verdão no ataque, criando diversas oportunidades para abrir o placar. 

Mas o Santos tem Neymar e, em cruzamento de Ganso, aos 24, o craque, que ontem completou 20 anos, subiu sozinho na pequena área e marcou o 100º gol como profissional.

Em desvantagem, o Palmeiras foi com tudo para o ataque e pressionou. Felipão colocou Ricardo Bueno e deixou Maikon Leite e Juninho como pontas. Na tentativa de manter a vitória, os santistas abusavam das faltas e Íbson, que havia entrado na segunda etapa, foi expulso. 

Logo depois, aos 43, Marcos Assunção cobrou escanteio na cabeça de Fernandão, que empatou a partida.

O Alviverde seguiu no ataque e foi recompensado aos 47. Juninho tentou cruzamento da esquerda e Maranhão, mal posicionado, desviou para o próprio gol, decretando a oitava vitória do Palmeiras em clássico em Prudente.

Santistas reclamam do calor e da forte marcação

Os jogadores do Santos deixaram o gramado do Estádio Eduardo José Farah sem entender o que havia acontecido minutos antes. A virada sofrida gerou reclamações sobre o calor (que chegou a 35°C), a marcação dos palmeirenses e até a arbitragem. 

"Eles tiveram sorte hoje em fazer o segundo gol, mas, outra vez, o Santos foi prejudicado", disse Neymar, um dos poucos atletas que falaram com a imprensa ao fim da partida.

Foi a primeira derrota do Santos no ano, no segundo jogo dos titulares na temporada. O time permanece fora do G-8, grupo dos oito classificados para as quartas de final.do Paulistão. O próximo jogo do Peixe será na quinta-feira, contra o Botafogo, em Ribeirão Preto.

Palmeirenses exaltam treinamento e superação

Os jogadores do Palmeiras deixaram o gramado do estádio em Presidente Prudente comemorando a vitória em partida considerada muito importante para o grupo. O técnioc Luiz Felipe Scolari havia chamado o clássico de "primeiro teste para o grupo em 2012". Um dos principais atletas do elenco, o volante Marcos Assunção resumiu: "Lutamos o jogo todo e mostramos que o Palmeiras não desiste nunca", afirmou.

Para Henrique, a vitória mostra a força do grupo e do trabalho realizado pelos jogadores. "Tivemos superação grande, muita força de vontade para virar a partida contra a boa equipe do Santos. Esse grupo está fechado e pode fazer grandes jogos daqui para frente", garantiu o zagueiro.

Destaque da partida, o lateral Juninho chamou a atenção para o treinamento realizado pela comissão técnica. "Esse gol é de tanto que a gente trabalha lá na Academia. O Murtosa sempre pede muito essa bola rasteira na linha de fundo. Foi o que eu fiz e tive a felicidade de marcar o gol", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;