Setecidades Titulo Transportes
Obras na Avenida
dos Estados continuam

Empresa Aquapolo Ambiental tinha prometido terminar os
trabalhos em janeiro; este foi o terceiro estouro de prazo

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
01/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O prazo dado pela Aquapolo Ambiental, empresa responsável pela colocação de dutos que levarão água de reúso da Estação de Tratamento de Esgoto, em São Caetano, até o Polo Petroquímico de Capuava, atrasou novamente. Essa é a terceira vez que o cronograma é descumprido. Os serviços deveriam ter sido finalizados em janeiro, mas a equipe do Diário percorreu a via ontem e registrou pelo menos três trechos de obras em andamento.

A empresa informou que as intervenções foram finalizadas, mas admite que ainda estão sendo realizados ajustes antes do início dos testes de comissionamento (processo que assegura que os sistemas e componentes estejam de acordo com as necessidades e requisitos operacionais). Questionada sobre o término das últimas intervenções, a Aquapolo não estabeleceu novo prazo. A conclusão dos serviços estava prevista para abril de 2011, passou para agosto e depois para janeiro.

Podem ser observados ajustes no cruzamento da Avenida da Paz com a Craisa/Ceasa, onde em trecho da primeira faixa sentido São Paulo homens e máquinas trabalham. O mesmo acontece no cruzamento com a Avenida Caraguatatuba. O ponto mais crítico está entre a Rua do Ouro e a Rua Felipe Camarão, onde duas faixas seguem interditadas para execução dos trabalhos.

Com investimento de R$ 364 milhões, o projeto prevê envio de 1.000 litros de água de reúso por segundo. A estimativa é que as petroquímicas economizem 1,6 bilhão de litros por mês.

RECAPEAMENTO

Os serviços de recapeamento da via feitos pela Aquapolo - faixas 1 e 2 sentido São Paulo - foram concluídos, exceto pequeno trecho no cruzamento com a Avenida Caraguatatuba, onde a pista está raspada, à espera da finalização dos trabalhos.

Santo André ficou responsável por recuperar os outros 50% da faixa 3 e 100% da faixa 4 sentido São Paulo, além da reconstrução das guias e sarjetas da pista 4. A administração admitiu que restam ainda alguns arremates a serem feitos e que serão concluídos em 15 dias.

Em relação às contrapartidas oficiais, a Aquapolo concluiu a reforma da Unidade de Saúde da Avenida Vital Brasil Filho, em São Caetano, e projeta construir um Cras (Centro de Referência de Assistência Social) no Jardim Alzira Franco, em Santo André. A construtora que vai executar a obra está em fase de contratação. SC900,115

Recuperação das margens começa por pontos críticos

Iniciada no dia 25, a recuperação das margens do Rio Tamanduateí, na Avenida dos Estados, em Santo André, acontece nos dois principais pontos críticos observados na via. Há máquinas e profissionais da empresa contratada pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) trabalhando entre as duas pontes para retorno que liga as avenidas Antônio Cardoso e Augusto Ruchi à Avenida dos Estados e também na ponte próximo à Praça José Marun Atalia, que dá acesso ao bairro Santa Terezinha.

As margens do Tamanduateí apresentam problemas há tempos. Falta de sinalização, faixa de solo e calçamento do passeio, além de sujeira e mato na beira do rio são relatados pelo Diário há pelo menos 30 anos.

Segundo o próprio Daee, a erosão tem como consequência risco de comprometimento das pistas da Avenida dos Estados. Por isso, serão feitas melhorias em 1.200 metros de margem. O investimento é de R$ 10,8 milhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;