Política Titulo Vestibulando
Prefeiturável tucano em Mauá é aprovado na UFRJ

Mateus Prado classifica-se em 1º em Direito por meio do Sisu

Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
31/01/2012 | 07:31
Compartilhar notícia


O presidente de honra do Instituto Henfil e pré-candidato a prefeito de Mauá, Mateus Prado (PSDB), foi aprovado em primeiro lugar no curso de Direito da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). O tucano ainda está na lista de espera de Medicina, sua primeira opção no momento da inscrição.

O político obteve a vaga por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), gerenciado pelo Ministério da Educação, que usa como critério para ingresso em universidades públicas a nota conquistada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Desde que concluiu o Ensino Médio, em 1993, ele presta o exame anualmente, o que é permitido por lei. Mateus é considerado um dos principais especialistas do País no Enem e sempre é chamado para dar entrevistas em épocas do concurso.

Procurado ontem, Mateus confirmou que foi aprovado na Federal do Rio de Janeiro. "Realmente passei em Direito e fui o primeiro por ter ido muito bem na Redação. Vou me matricular no curso, mas o que desejo cursar mesmo é Medicina", admitiu o político do PSDB, que em 2008 foi candidato ao Executivo pelo Psol. "Estou me preparando para ser prefeito."

Mateus briga neste ano com o vereador Edimar da Reciclagem (PSDB) pela vaga do partido à sucessão de Oswaldo Dias (PT). Recentemente, a legenda iniciou conversa para se aliar com a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), que sairá a prefeita. A chance de coligação é considerada grande, já que a peemedebista sempre foi muito próxima ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Ainda assim, o educador insiste com sua pré-candidatura. Caso consiga realmente a vaga em Medicina no Rio, disse que prestará o curso, mesmo com a disposição em disputar o Paço. "Pretendo morar em república durante a semana e voltar para Mauá aos sábados. Se for escolhido pelo partido, tranco a matrícula no segundo semestre", promete.

Já há algum tempo que Mateus está distante da cidade em que pretende governar. O pré-candidato tem viajado pelos Estados para ministrar cursos de capacitação. Já esteve no Piauí, Ceará, Pernambuco e atualmente está no Espírito Santo.

Mateus Prado é formado em Gestão Pública pela Universidade de São Paulo, onde não concluiu curso de Sociologia.

Nos últimos anos, o político tem se notabilizado pelas constantes trocas de legenda. Depois de deixar o Psol, após a eleição de 2008, regressou ao PT - seu primeiro partido -, mesmo tendo criticado Oswaldo durante toda a campanha. Depois ingressou no PSDC, brigou com integrantes da sigla, rumou para o PV e, finalmente, migrou para o ninho tucano.
Mesmo estando no PSDB, Mateus é considerado um ‘marineiro' e aguarda a definição de Marina Silva para mudar para a futura legenda da ex-senadora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;