Setecidades Titulo Carnaval 2012
União das Vilas exibe magia de Parintins

Agremiação de São Bernardo desvenda os bastidores da maior festa folclórica da Amazônia

Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
25/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Como é feita a festa do Boi-Bumbá, um dos maiores festivais folclóricos da Amazônia? Para responder a essa pergunta, a União das Vilas, escola de São Bernardo, desvendará os bastidores da magia de Parantins e as razões que levam apaixonados pelos bois Caprichoso e Garantido a lotar o Bumbódromo, com capacidade para 35 mil pessoas, montado em plena selva.

A escola, que ficou com o vice-campeonato no ano passado, teve ajuda de um artesão vindo diretamente de Parintins. "Ele nos deu informações importantes sobre como funciona a festa, o que permitiu visão mais ampla sobre o tema", destaca a secretária geral da agremiação, Elisabeti Sousa Lima, 48 anos.

No enredo Eu garanto! Aqui é no Capricho! a ideia é apresentar os elementos de disputa entre Garantido e Caprichoso e render homenagem ao folclore brasileiro. Neste ano, a dica é prestar atenção às alegorias, quesito que deixou a União das Vilas com o segundo lugar no Carnaval de 2011.

"Sempre nos esforçamos para apresentar o melhor, mas agora estamos caprichando ao máximo", avisa Elisabeti. A escola conta com 380 componentes, oito alas e três carros alegóricos.

Com o atraso de quase dois meses no repasse da subvenção municipal (R$ 45 mil) pela Prefeitura, a saída encontrada para deixar tudo pronto até o dia do desfile foi investir em reciclagem de peças antigas, além de promover bingos, rifas e arrecadar doações entre a comunidade.

"Há muito tempo essa verba não é suficiente para manter o padrão de excelência exigido pelo Carnaval de São Bernardo. Posso dizer que os gastos chegam a ficar 50% maiores do que a verba municipal. Mas, felizmente, conseguimos fazer fundo de caixa para começar os trabalhos neste ano e está tudo caminhando bem", diz a secretária geral.

Após 15 anos, mestre-sala se prepara para aposentadoria

Há 15 anos cuidando do estandarte da União das Vilas, escola cujo presidente é o pai e na qual cresceu, o encarregado de transporte Daniel Paiva, 31 anos, se prepara para se ‘aposentar' do posto de primeiro mestre-sala. Em dois anos ele passará a responsabilidade para outro jovem e segura a emoção na hora de falar sobre a função.

"Minha mãe que descobriu meu talento para mestre-sala, quando eu tinha 16 anos. Antes desfilava no chão, tocava na bateria. Mas desde então sou o responsável por levar o pavilhão da escola para a avenida", diz, orgulhoso. O amor pelo Carnaval está no sangue. Mãe, pai, irmãos, todos cresceram no barracão da escola e esperam ansiosos pela Folia. "Só de ver as cores da escola meus olhos brilham. Estar no desfile é como defender minha própria família", define.

NOVA GERAÇÃO

Os filhos de Daniel, Guilherme, 7, e Nicole, 14, também participam da festa. O pequeno sonha em seguir os passos do pai e se tornar mestre-sala quando crescer. Os primeiros passos estão sendo ensaiados, mas há muito caminho pela frente para percorrer. Neste ano, porém, a alegria chegará em dobro. A terceira filha, Manuela, deve nascer nos dias do Carnaval. "No ano que vem ela estará também na avenida", derrete-se.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;