Economia Titulo Liquidação
Lojas lotadas no
primeiro dia de saldão

Nem a garoa e a volta das festas de fim de ano espantaram
consumidores, que aproveitaram os descontos de até 70%

Erica Martin
Pedro Souza
03/01/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


A temporada de liquidações no Grande ABC começou com lojas cheias. Nem a garoa e a volta das festas de fim de ano espantaram os consumidores, que aproveitaram os descontos de até 70%. As promoções seguem até domingo na maioria das redes. As primeiras horas de saldões começaram tímidas, com movimento fraco, mas que se intensificou ao longo do dia e no fim da tarde as lojas estavam lotadas, com mais fluxo de clientes do que na véspera do Natal.

Neste ano, os saldões ocorem durante período em que o governo federal estimula o consumo. No começo de dezembro o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou redução do Imposto sobre Produtos Industrializados na linha branca, grupo de produtos que demanda grande fatia da renda das famílias. Fogão, máquina de lavar semiautomática e geladeira tiveram o tributo reduzido.

Apesar do estímulo do governo para o consumo, os brasileiros devem evitar compras em excesso, alertam os especialistas. Até porque o endividamento está alto. No fim do ano, 58,6% das famílias tinham dívidas, aponta pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

 

FILA - Quem resolveu ir às compras ontem teve que ter paciência para enfrentar as filas. O Carrefour, que manterá as ofertas amanhã, teve grande número de consumidores procurando e comprando produtos com preços que cabiam no bolso. Em Santo André, na unidade da Avenida Pedro Américo, a fila de interessados na porta da loja estava grande por volta das 7h. Já em São Caetano, na Rua Aquidaban com a Avenida dos Estados, o supermercado reuniu, aproximadamente, 200 pessoas na entrada antes da abertura. Às 8h, o estabelecimento liberou a passagem das portas e em menos de um minuto os consumidores já enchiam os carrinhos de compras.

O empresário Willian Drudi, 30 anos, morador de São Caetano, não perdeu tempo e foi o primeiro consumidor que comprou na unidade de São Caetano. Ele saiu da loja em menos de dez minutos, após o início do saldão, com uma impressora em mãos. "Já tenho uma, mas está com problema. Já tinha visto a oferta no panfleto e resolvi passar aqui para comprá-la. A marca não é muito conhecida, mas minha mulher pesquisou na internet os preços dos cartuchos e vimos que valia a pena", disse.

Drudi foi de moto para as compras e guardou a impressora no baú do veículo. No entanto, teria de levar nas mãos outro produto: uma caixa térmica que estava com preço atraente. "Acabei de voltar da praia e sempre vou para o Litoral. Portanto, essa caixa será muito útil", garantiu, sem muita preocupação sobre como levaria o produto.

A Casas Bahia do shopping de Mauá também teve movimento intenso de clientes em busca de ofertas que atingiam até 70% de desconto. O saldão vai até domingo ou enquanto durarem os estoques, diz a rede. Nos estabelecimentos físicos e on-line do Extra , os descontos vão até o dia 8. Na loja do Walmart, as promoções chegam até 70% e a liquidação segue até domingo.

O Magazine Luiza, que realiza promoções sexta-feira, a partir das 5h, também deve oferecer desconto igual ao das demais redes.

 

PREÇOS - Mesmo com os anúncios de grandes descontos, os consumidores devem pesquisar os preços. Especialistas em defesa do consumidor alertam sobre casos em que lojistas elevam os valores dos produtos para depois oferecer o desconto.

O cabeleireiro Samuel Correia da Silva, 56 anos, estava interessado em um televisor de tela fina, mas não gostou dos preços que viu. "Pelo o que estou vendo as ofertas não valem tanto a pena. Vi no mês passado TV de 42 polegadas por R$ 1.600. Agora, nos saldões, encontrei o mesmo produto com R$ 100 de diferença. Esperava mais desconto."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;