Economia Titulo Inflação
IGP-M cai 0,12% e acumula alta de 5,10% no ano
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
30/12/2011 | 07:25
Compartilhar notícia


O indicador de inflação mais utilizado como indexador de reajustes de contratos de aluguéis imobiliários, o Índice Geral de Preços-Mercado caiu 0,12% em dezembro. É a terceira vez no ano que o IGP-M apresenta recuo. Em junho, houve decréscimo de 0,18%. E em julho, o indicador caiu 0,12%.

Em novembro, no entanto, o índice avançou 0,50%. Entre janeiro e dezembro a alta está acumulada em 5,1%.

O IGP-M, de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

COMPOSIÇÃO - O índice é composto por três variáveis, tendo em vista que aquela que mostra a inflação ao produtor, ou seja, para o mercado, tem a maior contribuição. O Índice de Preços ao Produtor Amplo-Mercado, que representa 60% do IGP-M, caiu 0,48%, contra expansão de 0,52% em novembro. Segundo o Ibre, boa parte do recuo foi proveniente do subgrupo alimentos in natura, que passou de variação de 1,92% para -0,60%.

A segunda variável do IGP-M, o Índice de Preços ao Consumidor, com participação de 30% do indicador geral, acelerou de 0,43%, em novembro, para 0,71%, em dezembro.

Por fim, o Índice Nacional do Custo da Construção-Mercado (10% do IGP-M) subiu 0,35%, desacelerando frente a novembro, quando o registro era de 0,50%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;