Política Titulo Menino prodígio
Sem nascer, pessoa passa
em concurso em Diadema

Tabela de aprovados foi divulgada na sexta-feira; seleção
para Câmara aprova 21 com 71 anos e dois recém-nascidos

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
29/11/2011 | 07:32
Compartilhar notícia


 

O concurso público para preenchimento de 39 vagas na Câmara de Diadema aprovou uma pessoa que sequer nasceu e outras 21 que possuem 71 anos de idade e nasceram no mesmo dia. Entre os 21 mil inscritos para a prova, Rodinei Affonso Filho ficou na lista de espera para assistente legislativo I e pode assumir o cargo caso haja desistências. Porém, sua data de nascimento é 10 de dezembro de 2011, que chegará somente daqui 12 dias.

Além de Affonso Filho, que alcançou a 566ª posição, a tabela de aprovados - divulgada na sexta-feira pela KLC Consultoria em Gestão Pública, empresa do Paraná responsável pela aplicação do teste - constam os nomes de Karen Muelher de Souza e Monica Gomes Augusto, que também estão entre os suplentes do concurso. A primeira nasceu no dia 26 de agosto de 2011, portanto tem apenas 3 meses de vida, e a segunda nasceu em 20 de setembro de 2011, pouco mais de dois 2 de idade.

Outras falhas foram constatadas por quem prestou a prova, como a inscrição de 131 pessoas com datas de nascimento idênticas: 1º de janeiro de 1936 e hoje teriam 71 anos de idade. Desse número, 20 estão na lista de aguardo caso haja desistências. Marina Bortolotti Biudes, também nascida nesse dia, ficou na quinta colocação no teste e foi aprovada diretamente para exercer função de bibliotecária.

Na Escola Estadual João de Melo Macedo, na Vila Marques, e na Escola Estadual Professor Augusto de Oliveira Jordão, no Jardim Maravilha, a KLC não registrou a presença dos postulantes aos cargos oferecidos que realizaram a prova nesses locais.

"Quando vi a lista, achei estranho, porque constava que eu não tinha comparecido. Mas eu fiz a prova, tenho o recibo. Pensei também que tivesse cunho eleitoral, que só colocariam os apadrinhados dos vereadores. Então fui olhar para todos que fizeram a prova na mesma escola que eu e vi que a empresa não registrou a presença de ninguém de lá", contou Cláudia Hirae Kinoshita, que realizou a seleção na Augusto de Oliveira Jordão. "Tentei ligar na empresa e eles não me informaram direito o que será feito."

A KLC reconheceu o erro de cadastro das pessoas que prestaram a prova nas duas escolas citadas e informou que, na sexta-feira, irá divulgar retificação no site oficial da empresa. Sobre as aprovações de pessoas com meses de idade e que sequer nasceram, a terceirizada garantiu que o erro foi cometido pelos inscritos na hora do preenchimento do formulário.

O presidente da Casa, Laércio Soares (PCdoB), afirmou que vai cobrar explicações da empresa. "Se houver erro, vamos mandar ofício para a KLC. Por enquanto, o concurso está em responsabilidade deles", disse o comunista. Ele assegurou que os candidatos que se sentiram lesados pela prova poderão contatar o Legislativo.

A empresa paranaense foi vencedora da licitação na Câmara no fim de julho e, pelo contrato, lucraria com os valores arrecadados das taxas de inscrição. Os valores praticados pela KLC variaram entre R$ 4,50 e R$ 10,50 - a terceirizada não informou quanto arrecadou com o concurso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;