Diarinho Titulo
Bonecos são companheiros especiais
Luciane Mediato
Especial para o Diário
27/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Os bonecos não significam apenas diversão. Eles ajudam a aprender. "Os fantoches ensinam a amar e a ter carinho", explica Maria Ângela Barbato Carneiro, coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar da PUC.

Além de ensinar a gente se relacionar com as outras pessoas, os bonecos nos ajudam a contar coisas que às vezes não temos coragem. "Quem sofre traumas e violência, em alguns casos, só consegue contar o que aconteceu por meio dos fantoches e brincadeiras", explica a psicóloga.

Com ursos de pelúcia, bonecas e fantoches é possível criar o próprio mundo da imaginação. Nele, aprende-se a lidar com a realidade e a fantasia, desenvolve-se a linguagem e treina-se contar histórias e a leitura. "É um pulo para começar a gostar dos livros", diz a especialista.

FAÇA VOCÊ MESMO - Para a diversão ficar mais gostosa, que tal criar seu próprio fantoche? Para a confecção dos bonecos dá para usar de tudo. Tachinhas, fita crepe, latas, sacos plásticos, fita adesiva, esparadrapo, tinta e rolos de papel higiênico.

Também dá para brincar com as próprias mãos, como se fossem bonecos. Basta desenhar com caneta a boca e os olhos (sempre com autorização dos pais) ou utilizar meias e luvas velhas nas mãos. Peça para alguém costurar botões no lugar dos olhos e incremente com acessórios. Dê nome para as suas criações e deixa a imaginação rolar solta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;