Internacional Titulo Missão
Rússia lança nave de carga não tripulada
30/10/2011 | 11:31
Compartilhar notícia


Uma nave de carga da Rússia foi lançada hoje com sucesso da base de Baikonur, no Cazaquistão, em direção à Estação Espacial Internacional. O lançamento abre caminho para a próxima missão tripulada e alivia receios com o futuro da estação, após o fracasso de um lançamento anterior.

A nave não tripulada decolou às 8h11 (de Brasília), conforme estava programado. "Foi um lançamento perfeito", disse a porta-voz do controle da missão, Valery Lyndin, acrescentando que a nave atingiu com sucesso a órbita designada e chegará à estação internacional na quarta-feira. Segundo ela, uma missão tripulada deve ser lançada no dia 14 de novembro.

Em agosto, o lançamento de uma aeronave de carga russa fracassou, devido a uma falha de fabricação. O incidente gerou temores sobre o futuro da estação, porque a parte superior do foguete Soyuz que carregava a aeronave é similar ao usado para transportar os astronautas.

Segundo a agência espacial norte-americana (Nasa), a estação internacional - que há quase 11 anos é ocupada por astronautas - terá de ser esvaziada temporariamente se uma nova equipe não for enviada até meados de novembro. Após a Nasa encerrar seu programa de lançamentos, em julho, a aeronave russa é a única ligação com a estação. As informações são da Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;