Política Titulo Aviso
PSDB ameaça protocolar CPI de novo em Mauá

Partido quer garantia de que presidirá comissão das fraudes

Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
29/10/2011 | 07:40
Compartilhar notícia


Após a Câmara de Mauá manobrar e conseguir enfraquecer a apuração das fraudes e denúncias na dívida ativa da Prefeitura, transformando abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito em uma comissão de acompanhamento, o PSDB ameaça protocolar, de novo, pedido de CPI. O aviso é em virtude da postura do presidente da Casa, Rogério Santana (PT), que não garante que o tucano Edimar da Reciclagem (autor do requerimento alterado pelos colegas) presidirá o grupo - a praxe do Legislativo é indicar quem tomou a iniciativa para comandar as comissões.

 "Havia acordo para o Edimar ser o presidente. Sempre foi assim. Agora vem falar em proporcionalidade. Se não tivermos garantias de que presidiremos a comissão, o PSDB protocolará pedido de CPI novamente", esbraveja o presidente do tucanato municipal, Márcio Canuto.

Na terça-feira, após a Câmara transformar a CPI em comissão de acompanhamento, Rogério declarou que respeitará a representação dos partidos na Casa para nomear a presidência do grupo de três parlamentares, contrariando a expectativa de Edimar, que já falava como o líder. Se o critério for adotado, o comando da comissão deverá ficar nas mãos do PT, que ocupa quatro cadeiras, contra somente uma do PSDB.

Para Canuto, o movimento para tirar poder de investigação dos vereadores foi deflagrado pela ligação de 16 parlamentares com o governo atual, de Oswaldo Dias (PT), e passados, de Leonel Damo (ex-PV, atual PMDB) e Diniz Lopes (PR). As três administrações, além da segunda gestão do petista (2001 a 2004), são alvo de denúncias de irregularidades na dívida ativa. Contra Leonel, já foram constatadas fraudes pelo Ministério Público e pela Polícia Civil, que lesaram o erário em R$ 755 mil - somadas desapropriações ilegais, o rombo na gestão anterior atinge R$ 1,9 milhão.

 "Estão com o rabo preso", atacou Canuto, admitindo a possibilidade de que o novo pedido de CPI, caso seja concretizado, seja rejeitado pela maioria. "Vão rejeitar, mas cria-se o fato. Mobilizaremos a população para pressionar a aprovação. Aí o desgaste não será nosso, mas de quem está emperrando a investigação."

CAUTELA

Edimar da Reciclagem, por sua vez, adotou tom um pouco mais ameno ao do mandatário, mas também ameaçou. "Pressão agora poderá ser prejudicial. Confio no bom-senso e não quero sofrer por antecipação, mas se não for o presidente, tomaremos as medidas necessárias", ressaltou. Portaria com a composição da comissão deverá ser publicada quinta-feira, data da próxima sessão.

Márcio Canuto concluiu lançando desafio à bancada governista. "O PT se diz tão honesto. Estão com medo de quê?"




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;