Política Titulo
Outdoors expõem disputa de deputados
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
23/10/2011 | 07:31
Compartilhar notícia


Os deputados estaduais por Mauá Donisete Braga (PT) e Vanessa Damo (PMDB) têm conduzido a disputa entre ambos para bem perto dos olhos da população da cidade. Do Viaduto da Saudade é possível identificar outdoors do petista e da peemedebista separados por poucos metros cobrando reconhecimento pelo Trem Expresso ABC, projeto do governo do Estado cujas obras sequer têm previsão para serem iniciadas.

Apesar da disputa, a dupla nega rivalidade e, quase que em sintonia, afirma que tudo não passa de mera coincidência. Os parlamentares justificam os posicionamentos das placas por servirem como forma de comunicação com o cidadão, que não acompanha o dia a dia da Assembleia.

Mas as concordâncias param por aí. Donisete reivindica a originalidade da ação, já que mantém o ponto do outdoor há quase uma década (as mensagens são renovadas periodicamente) e que, desde 2002 (quando Vanessa sequer havia entrado na política), empunha a bandeira pelo Expresso ABC. Em 18 de novembro daquele ano, o Diário publicou artigo do petista intitulado "Um Olhar para o Trem", em que defende o Expresso ABC como alternativa de baixo custo capaz de otimizar a estrutura da CPTM.

Sobre a ‘parceria' com a Vanessa, proferiu: "Olha como a política é convergente". Mais adiante, alfinetou possível interesse eleitoral da peemedebista com o outdoor - a deputada é pré-candidata a prefeita. "Cada deputado tem o seu estilo de fazer política, mas eu não sou candidato."

Vanessa descartou rivalidade com Donisete, que pertence ao partido do prefeito, Oswaldo Dias, que será seu adversário em 2012. "Há, de forma geral, oposição ao PT. Como eleitos, independentemente das ideologias políticas, temos de ter maturidade e atuar pelo o que for melhor pela população", destacou, também cobrando sua parcela de participação no Expresso ABC.

O QUE É

Orçado em R$ 1, 2 bilhão, o Expresso ABC está com projeto executivo em fase final. A perspectiva é que comece a operar, com dez novos trens, somente no fim de 2014.

Ele correrá em paralelo aos trilhos da Linha 10 da CPTM, com seis pontos de parada ao longo de 24 quilômetros: Mauá, Santo André, São Caetano, Tamanduateí, Brás e Luz. O Expresso reduzirá em oito minutos (de 32 para 24) a viagem de Mauá à Luz.

 

Projeto foi idealizado por outro político da região há 22 anos

 

Apesar de brigarem em Mauá por reconhecimento pelo projeto, o Expresso ABC não foi idealizado nem por Donisete Braga, nem por Vanessa Damo, mas sim por político de Santo André. Em 1989, o então deputado estadual Israel Zekcer (PTB, hoje vereador) encaminhou indicação ao governador da época, Orestes Quércia (PMDB), para tentar viabilizar a obra.

 "Eu provo. Tenho cópia da indicação até hoje", afirma o experiente político, de 76 anos, que externa não se sentir incomodado com outros parlamentares cobrando reconhecimento pelo projeto. "Isso é comum na política, mas acho que quando fiz a indicação, eles (Donisete e Vanessa) ainda estavam no Ensino Fundamental."

Em 2001, quando comandava a Secretaria de Esportes e Turismo do Estado, Zekcer tentou, novamente, emplacar a ideia, desta vez com o amigo Mário Covas, que morreu no mesmo ano. "O Geraldo Alckmin (PSDB) assumiu o governo e começou a projetar o que é se falado atualmente", recorda o petebista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;