Esportes Titulo
S.Paulo receberá abertura da Copa 2014
Fernando Cappelli
Do Diário do Grande ABC
21/10/2011 | 07:24
Compartilhar notícia


Ainda existem incertezas de todo tipo sobre a Copa no Mundo de 2014 no Brasil. Mas um dos casos mais atribulados que envolvem o tema finalmente foi resolvido ontem. A Fifa encerrou as especulações e confirmou que São Paulo será mesmo a sede da abertura do torneio.

A novidade veio com a oficialização do calendário das partidas, revelado em cerimônia realizada em Zurique, Suíça. A entidade confirmou que o novo estádio do Corinthians, o Itaquerão (ainda em construção), receberá o jogo inaugural e o Maracanã, no Rio, será o palco da final, da mesma forma como ocorreu em 1950.

Desde que o Brasil foi definido como local do Mundial há quatro anos, a guerra de bastidores pelo direito de receber a abertura foi intensa. A batalha ganhou força quando São Paulo, a escolha natural para a partida inaugural, passou a ter problemas com os estádios disponíveis. Belo Horizonte, Brasília e Salvador também entraram na briga e a batalha rendeu diversos capítulos repletos de politicagens sem fim.

Os representantes de São Paulo, no entanto, resolveram a questão ao descartar o Morumbi e conceder arriscado voto de confiança para o Itaquerão, ainda em obras, e tiveram a abertura garantida apenas ontem.

Além do primeiro jogo, marcado para 12 de junho, às 17h (horário de Brasília), São Paulo receberá mais cinco partidas do Mundial, o que inclui uma disputa semifinal (Belo Horizonte terá a outra). Assim, fica atrás apenas do Rio e de Brasília, que terão sete cada.

Todas as 12 sedes terão pelo menos um jogo da seleção que for cabeça de cada chave. Curitiba, Natal, Manaus e Cuiabá participam apenas da primeira fase do torneio.

A Fifa também definiu ontem todos os horários. Na primeira fase, serão quatro diferentes: 13h, 16h, 19h e 22h. As oitavas e as quartas de final, serão às 13h e às 17h. Nas semifinais e na disputa do terceiro lugar, às 17h. A final, dia 13 de julho, acontecerá às 16h.

ALTERNATIVAS

Ao todo, foram elaboradas 57 versões da tabela dos jogos da Copa para chegar ao desenho definitivo. Pela programação divulgada pela Fifa, a Seleção Brasileira atuará em São Paulo, Fortaleza e Brasília na primeira fase da competição.

Depois, se for confirmado o favoritismo dos pentacampeões, o time nacional jogaria em Belo Horizonte, (oitavas), em Fortaleza (quartas), novamente em Belo Horizonte (semifinal), e no Rio (final).

Passado outro estágio na organização da Copa 2014, as 12 cidades-sedes trabalham agora para que os estádios fiquem prontos dentro do prazo prometido. Mas isso já é outra história.

 

Governo estadual e dirigentes comemoram abertura paulista

 

A confirmação oficial feita pela Fifa ontem de que São Paulo sediará a abertura da Copa do Mundo de 2014 foi comemorada efusivamente por autoridades e operários que acompanhavam o anúncio do calendário de jogos do torneio no canteiro de obras do estádio do Corinthians, o Itaquerão, na Zona Leste da Capital paulista.

Por uma tela de TV, já que o telão teve problemas técnicos e não pôde ser utilizado, acompanharam a transmissão da cerimônia oficial o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, e os ex-jogadores Ronaldo e Cafu.

A confirmação do estádio como sede da abertura do evento já era esperada pelas autoridades, que haviam recebido a informação antecipadamente de dirigentes da Fifa. A comitiva chegou ao canteiro de obras às 13h e aproveitou para visitar o refeitório dos trabalhadores da obra.

"Todos estão contentes. Não podia ser em outra cidade que não São Paulo", comentou o ex-atacante, satisfeito com as seis partidas que o estádio sediará no Mundial.

Além de receber a abertura, o Itaquerão será o palco de uma das semifinais. Em clima de festa, Sanchez garantiu que a arena ficará pronta antes do previsto. "Temos o prazo até o fim de 2013. Mas em setembro estará pronto", assegurou.

Alckmin ressaltou que é "grande alegria" ter São Paulo como sede da abertura do Mundial. O coordenador do Comitê de São Paulo para a Copa, Gilmar Tadeu, mostrou satisfação. "Viramos esta página e entramos no trabalho da construção da parte viária. Vamos iniciar as licitações para essas obras. Trabalhamos em medidas para modernizar metrô e trem."

 

Os melhores caminhos do Grande ABC até o Itaquerão

 

A equipe do Diário fez duas rotas de carro até o Itaquerão, futuro estádio do Corinthians e que receberá a abertura da Copa 2014. A Rua Catequese, no bairro Jardim, sede do jornal, foi ponto de partida das duas.

A primeira passou pela Avenida Presidente Costa e Silva até o Terminal São Mateus. Daí, seguiu pela Avenida Itaquera e alcançou a Rua Miguel Inácio Curi, mesma do CT corintiano que abriga as categorias de base e fica ao lado do terreno em construção. O percurso teve 24 quilômetros e foi feito em uma hora e cinco minutos com tráfego relativamente desafogado.

Este trajeto mais curto, porém, não o mais eficiente. A Avenida Itaquera afunila em pista única em boa parte do caminho, o que certamente vai congestionar bastante com o fluxo intenso nos dias de jogo. Mesmo mais extensa (cerca de 26 quilômetros), a segunda opção foi mais tranquila. Consiste em pegar a Avenida Papa João XXIII, em Mauá, de lá seguir pelo Rodoanel até a Avenida Jacu-Pêssego e alcançar a conexão que também chega a Itaquera.

Os únicos momentos de lentidão novamente ocorreram no trecho da Avenida Itaquera, que deve ser o núcleo de problemas nos dias movimentados de jogos ou shows da futura arena.

O caminho foi feito em pouco mais de 50 minutos, também sem grandes pontos de lentidão. De trem, o melhor é seguir até a Estação Brás e de lá pegar o metrô até a Estação Corinthians-Itaquera - o terminal é praticamente em frente ao futuro estádio.

 O trólebus também é boa alternativa, sobretudo para São Bernardo e Diadema, únicos municípios da região sem pontos ferroviários. O esquema é ir até o Terminal São Mateus e depois pegar um dos ônibus até Itaquera.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;