Setecidades Titulo
Mauá testa nova linha de ônibus para o Zaíra
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
18/10/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Mauá testa o funcionamento de nova linha de ônibus que liga o Centro ao Jardim Zaíra. Batizado de Zaíra Radial 1, o itinerário é operado pela viação Cidade de Mauá e está sendo testado há cerca de uma semana.

A criação contraria o sistema de transporte criado em junho para atender aos usuários do Zaíra. Na ocasião, a administração criou terminal de ônibus no bairro e implantou o modelo tronco-alimentador - que consiste em concentrar os passageiros na estação periférica e, de lá, redistribuí-los aos destinos finais. A nova linha, no entanto, não passa pelo terminal e vai direto ao bairro.

A administração informa que o trajeto foi criado para atender à demanda residual nos bairros Miranda e Zaíra 3. Segundo o executivo, as duas regiões não eram servidas pelas linhas já existentes, operadas pela viação Leblon. A Prefeitura garante que não há sobreposição de itinerários, já que a Radial só chega à Avenida Castelo Branco nas proximidades do Centro. As outras percorrem a totalidade da via.

Questionada se a demanda de passageiros com destino ao Zaíra diminuiu após a criação da linha, a Leblon não se manifestou. Já a Prefeitura informa que ainda não tem números oficiais sobre a utilização devido ao curto tempo de operação. A administração explica, ainda, que irá aguardar mais algumas semanas para avaliar a demanda e decidir se irá efetivar ou não a nova linha. 

AGILIDADE
A criação da linha agradou aos passageiros, principalmente os moradores do Jardim Miranda. "Esse ônibus para em frente à minha casa e faz caminho que o da Leblon não faz. Antes eu tinha que andar mais. Espero que a Prefeitura mantenha a linha", opina o marceneiro Lucas Antônio de Souza, 73 anos.

A operadora de produção Sonileide Borges Carvalho, 41, ganhou em média dez minutos por viagem. Agora, ela leva 20 minutos para chegar ao Zaíra 3, onde mora. Apesar de elogiar a novidade, ela sugere que o serviço seja mais divulgado. "Muita gente ainda pega o outro ônibus por não conhecer este, que sai sempre vazio".

A passageira cobra melhorias da sinalização da nova linha no terminal. "A gente não sabe onde pegar o ônibus", lamenta. Na estação, não há placas com informações sobre o local de embarque. A Prefeitura informa que irá divulgar o itinerário "oportunamente".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;