Setecidades Titulo
Começa recuperação
da Av.dos Estados
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
18/10/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


As obras para construção dos dutos de água de reúso da empresa Aquapolo Ambiental completam hoje um ano na Avenida dos Estados. Como medida de compensação pelos estragos causados no asfalto, a empresa iniciou ontem os trabalhos de recapeamento das faixas 1 e 2 no sentido Capital. A recuperação se estenderá por nove quilômetros, até a divisa de Santo André com São Caetano, e deve durar até janeiro. No entanto, o excesso de chuvas pode novamente atrasar o cronograma de obras, conforme admite a companhia.

Ontem, os trabalhos começaram de manhã, próximo à Avenida Presidente Artur da Costa e Silva, com processo de fresagem, que significa a retirada do asfalto antigo. À tarde, as equipes iniciaram a reposição do pavimento, que apresenta diversas rachaduras e desníveis por toda a extensão. Apesar de a empresa ter confirmado que faria os trabalhos das 19h às 5h, a intervenção foi antecipada para fugir da chuva. Segundo o supervisor da obra, Éric Ferreira, normalmente, a chuva é mais intensa durante a madrugada. Ontem, cerca de 250 metros foram concluídos por 22 homens, que contaram com apoio de seis máquinas. "Queremos manter a média de 500 metros por dia. Mas depende das condições climáticas."

O recapeamento da avenida é realizado em parceria com a Prefeitura. O restauro da terceira faixa do mesmo sentido será dividida entre as partes, sendo 50% para cada lado. Já a quarta pista está a cargo da administração municipal, que na tentativa de atenuar o transtorno dos motoristas optou, em acordo com a Aquapolo, por intercalar as obras em pontos diferentes. O trabalho da administração começou na semana passada, com a reposição de guias e sarjetas à beira da pista oposta ao rio. De acordo com o supervisor da obra, Ednilson dos Santos Ferreira, já foi finalizado trecho de 230 metros. "Ao todo serão cinco quilômetros."

Os trabalhos estão sendo realizados das 7h às 17h por equipes de até 20 homens. A instabilidade climática pode novamente interferir no andamento do serviço. "Se chover muito a água pode levar o concreto e entupir bocas de lobo." 

CAOS
Apesar do início das obras de compensação, os motoristas ainda precisam ter muita paciência, por causa do trânsito. O problema crônico continua próximo a São Caetano e na altura do Parque Jaçatuba, em Santo André, onde homens e máquinas ainda ocupam pistas. Por lá, veículos ainda são obrigados a se espremer para conseguir vaga na pista que dá vazão ao tráfego. "Parece que piora a cada dia. Pelo menos estão recuperando o asfalto. Antes passava a 60 km/h e o carro trepidava muito", disse o industrial Marcos Schiave, 48 anos, que utilizada a via todos os dias.

O eletricitário Alexandre Milev, 29, criticou a falta de eficiência dos trabalhos. "Acho absurdo uma obra nessa avenida demorar tanto tempo para ser concluída. Inclusive, achei que não fariam nada para melhorar o asfalto", criticou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;