Economia Titulo
China diz aos EUA que parem de pressionar sobre yuan
09/10/2011 | 13:48
Compartilhar notícia


A China mandou um recado aos Estados Unidos hoje para que pare de pressionar o país com a votação no Senado norte-americano sobre um projeto de lei que tem o objetivo de punir o país asiático por suposta manipulação cambial.

A proposta inclui taxas retaliatórias às exportações chinesas se o valor do yuan for manipulado. Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da China reiterou sua "firme oposição" ao projeto de lei. "A China... pede aos Estados Unidos que abandone o protecionismo e pare de pressionar a China usando legislação interna", disse.

O Senado dos EUA desafiou as reclamações da Casa Branca e a forte oposição da China e de grandes empresas para avançar com a legislação. A Casa deve votar o projeto na próxima semana.

Legisladores de ambos os partidos norte-americanos acusam a China de manter o yuan barato em relação ao dólar, dando a seus produtos uma vantagem de até 30% em relação aos americanos.

Mesmo que seja aprovado, o projeto enfrenta um futuro incerto na Câmara dos Representantes, onde o presidente John Boehner sinalizou que a legislação morrerá. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;