Setecidades Titulo
Seminário em Mauá reúne 100 pessoas na Câmara
Willian Novaes
Do Diário do Grande ABC
29/09/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Na manhã de ontem, foi realizado o seminário Alcoolismo: existe uma saída, na Câmara de Mauá. O encontro anual organizado pelos Alcoólicos Anônimos da região foi destinado a profissionais da Saúde e à população.

Cerca de 100 pessoas compareceram para as palestras dos psiquiatras, especializados em dependência química, Ana Cecília Marques e Daniel Cruz Cordeiro. A primeira abriu a programação com a análise sobre a relação ‘Os médicos e o AAA'.

Na sua explanação, a médica informou que é de extrema relevância os órgãos públicos adotarem a política dos 12 passos, utilizada pela associação desde 1935, nas terapias de autoajuda oferecidas pela rede pública. "Alguns lugares começaram a adotar, mas é uma política que começou a ser usada mesmo antes dos tratamentos clínicos para os dependentes de alcoolismo."

Na sequência, o médico Daniel Cruz Cordeiro, que presta serviços na clínica da Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas, em São Bernardo, falou sobre a relação entre familiares e alcoolismo. "Os familiares também ficam doentes após conviver com pessoas que sofrem com a dependência. Por isso é preciso de tratamento em conjunto, mas infelizmente isso não acontece."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;