Turismo Titulo
Só haverá belas praias...
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
29/09/2011 | 07:25
Compartilhar notícia
Governo do Estado de São Paulo


Desbravar terras desconhecidas e até então inexploradas não deve ter sido fácil. Mas os jesuítas não se preocuparam com a dificuldade porque tinham em mente uma missão maior: a catequização. Foi ela que permeou todo o caminho percorrido pelos padres no Litoral paulista, e fez com que eles construíssem, direta e indiretamente, uma bela história com cenário ímpar.

A rota proposta pelo projeto do Governo tem início em Peruíbe. É lá onde o peregrino pode conhecer as Ruínas do Abarebebê, resquícios de uma das primeiras igrejas construídas pelos jesuítas. José Palma, consultor técnico do programa, diz que esse e outros pontos fazem valer a pena seguir o percurso. "Tenho 62 anos e não tinha noção de que havia em São Paulo lugares tão bonitos como este (ruínas)," ressalta, acrescentando que o caminho pela orla é fácil e belo. Era lá que os padres batizavam os índios.

 

Após seguir o roteiro proposto, é hora de passar em Itanhaém, onde existe uma pedra chamada Cama de Anchieta. A lenda conta que o jesuíta escolheu a formação rochosa na Praia dos Sonhos para descanso e aproveitou para buscar inspiração para seus poemas. Na cidade também há um monumento, painéis, pocinho em homenagem ao padre e a gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Em Mongaguá, o Poço das Antas - recanto ecológico que abriga cachoeiras, corredeiras e piscinas naturais - é um deleite para o turista, que também dispõe de toda infraestrutura para descansar com conforto. Quem passar pela cidade deve conhecer o Monumento a Nossa Senhora Aparecida, no Morro do Itapoã.

Ali próximo, na Praia Grande, o roteiro inclui a Fortaleza de Itaipu, na Praia do Forte, construída em 1896 para controlar a movimentação das embarcações. Na cidade também está a Capela Nossa Senhora da Guia e a Praça da Paz.

A próxima parada é a cidade de São Vicente, fundada por Martim Afonso de Souza, que abriga importantes lugares em homenagem aos jesuítas.

 

BIQUINHA

A Praça da Biquinha, em São Vicente, é tão ligada a Padre Anchieta que ostenta uma imagem do jesuíta em seu tamanho real. Tanto que ele a usava para catequizar os índios. Ela foi construída em 1553, conserva azulejos pintados à mão e foi a principal fonte de água da população durante séculos. Ainda hoje, tem bastante movimento.

O roteiro por São Vicente inclui também passeio ao Porto das Naus e a apreciação da Ponte Pênsil, construída em 1914.

Dali o peregrino pode seguir diretamente para Santos, onde encontra a Capela de Santa Catarina, escolhida como vizinha pelo padre José de Anchieta e Brás Cubas. Juntos, eles fundaram a Santa Casa de Misericórdia do Brasil e o Colégio São Miguel.

Foi o pontapé inicial para formarem a vila de Santos, onde hoje o turista pode conhecer o Aquário, a Bolsa Oficial do Café, o Santuário Santo Antonio do Valongo, a Casa da Frontaria Azulejada, a Igreja da Ordem Terceira da Nossa Senhora do Carmo e o Orquidário, entre outras atrações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;