Várias regiões de Minas Gerais entraram em estado de alerta hoje em consequência do ar seco e altas temperaturas, registrando níveis de umidade entre 12% e 20%. Algumas áreas registravam níveis de umidade menores do que 12%, o que caracteriza o estado de emergência. As informações são da Climatempo.
No meio da tarde de ontem, Belo Horizonte e todo o centro, noroeste, oeste e sul do Estado entraram no estado de alerta pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), com níveis de umidade entre 12% e 20%. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou às 14h de ontem apenas 11% de umidade no ar na região de Unaí e 12% na região de Patrocínio, Montalvânia, Buritis e Chapada Gaúcha.
A Grande Belo Horizonte também estava muito seca. Por volta das 15h, o aeroporto da Pampulha registrava 15% de umidade no ar e um calor de 31ºC. Em Confins , a umidade era de 20%, menos pior do que ontem, quando o nível baixou para 12%.
Chuva - Os dias secos estão quase no fim, segundo a Climatempo. Uma grande frente fria chega ao Sudeste do Brasil neste fim de semana, com força suficiente para mudar as condições do tempo até no seco e quente noroeste mineiro.
As primeiras pancadas de chuva associadas com esta frente fria devem acontecer no sul de Minas Gerais, no fim da tarde e noite desta sexta-feira, primeiro dia da primavera. Durante o sábado, a frente fria avança um pouco mais sobre Minas e causando pancadas de chuva no Triângulo, na Zona da Mata, Grande Belo Horizonte e no Alto Paraíba.
A região do vale do Aço também já poderá ter alguma chuva a partir da tarde do sábado. No domingo, as áreas de instabilidade da frente fria devem se espalhar entre o noroeste e o nordeste de Minas Gerais e deve chover nas cidades próximas da divisa com a Bahia e no vale do Jequitinhonha.
AE