Economia Titulo
Evento debate nanotecnologia aplicada à indústria em S.Bernardo
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
21/09/2011 | 15:03
Compartilhar notícia


Estimular a interação entre empresas e o meio acadêmico para o desenvolvimento e utilização de nanotecnologia será o foco do workshop Nanotecnologias: da ciência ao mundo dos negócios, que será realizado no dia 3 de outubro no Senai de São Bernardo.

O evento é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. "Em 2006, por meio da Estratégia Nacional de Nanotecnologia, a ABDI iniciou um processo de articulação com as instituições de pesquisas brasileiras e com a indústria nacional. A Agência vem apoiando as agendas estratégicas setoriais para o desenvolvimento, difusão e utilização das Nanotecnologias no Brasil, envolvendo questões de marco legal, competitividade internacional e desenvolvimento das parcerias público-privadas para Pesquisa e Desenvolvimento pré-competitivo", explica Maria Luisa Campos Machado Leal, diretora da ABDI.

No evento, estão previstas, na parte da manhã, apresentações de cinco painéis de importantes associações brasileiras, que no desenvolvimento de suas atividades, têm alguma relação com a nanotecnologia. Nos painéis, serão indicados os gargalos, as demandas e as recomendações em relação à P&D.

Um dos participantes será Fernando Pimentel, diretor Superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção. Pimentel exalta a importância desse tipo de evento, que coloca na mesma mesa para dialogar representantes da academia e do mercado. Para ele, a indústria têxtil e de confecção do Brasil tem todas as condições para figurar na vanguarda desse processo ao mesclar como poucos setores industriais, uma base produtiva forte, ampla e diversificada com a economia criativa "Para avançarmos no desenvolvimento é fundamental o estreitamento das relações entre academia e indústria. Na medida em que isso ocorra, o país caminhará mais rapidamente para ocupar lugar de destaque nas economias que se destacam pela inovação e pelo conhecimento".

O representante da Abit dividirá sua apresentaçāo em duas partes: a primeira mostrará o Projeto Têxtil 2023 e suas Rotas Tecnológicas, e a segunda será composta de um case relacionado à utilizaçāo da Nanotecnologia em produtos têxteis de vestuário. Para ele, o Brasil tem todas as condições de continuar o desenvolvimento de pesquisas na área acadêmica e transformá-las em produtos que atendam às necessidades do consumidor. "Hoje, esse processo está mais desenvolvido na aplicaçāo de insumos da área química nos acabamentos dos têxteis e confeccionados. Existe um futuro bastante promissor para evoluir na área dos materiais fibrosos com aplicações nas áreas automotivas, aeronáutica, geotêxteis etc. Muito importante para o futuro do desenvolvimento e o uso da nanotecnologia está a criaçāo de um marco regulatório que dê segurança aos investimentos em pesquisa e desenvolvimento", observa.

Participarão dos painéis ainda representantes da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, da Associação Brasileira da Indústria Química, da Associação Brasileira da Indústria do Plástico e da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. O evento também contará com a presença de pesquisadores dos Institutos Nacionais de Ciências e Tecnologias e Redes de Cooperação com pesquisa em nanotecnologia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;