Setecidades Titulo
Cratera gera transtorno
para morador de S.Caetano
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
20/09/2011 | 07:24
Compartilhar notícia


 

Um poço de sete metros de diâmetro por oito de profundidade tem gerado transtornos para moradores da Rua Rio Branco, no bairro Fundação, em São Caetano. O buraco faz parte das obras do projeto Aquapolo - intervenção particular que levará água de reúso da Estação de Tratamento de Esgoto, localizada na divisa com a Capital, para o Polo Petroquímico de Capuava, entre Santo André e Mauá.

A via estreita se tornou um canteiro de obras, com pelo menos cinco pontos de bloqueio. Além do grande poço, diversos buracos são vistos ao longo da rua, que possui extensão aproximada de 500 metros. A Aquapolo informa que o objetivo do poço é dar acesso ao túnel para o assentamento de uma adutora.

A casa do consultor de empresas Luiz Antônio de Carvalho, 61 anos, está localizada em frente à grande cratera. Ele informa que convive com o problema desde feveiro, apesar de a empresa ter informado que a escavação foi feita há cerca de 30 dias. Carvalho, que é presidente da Sociedade Amigos do Bairro Fundação, relata que, no início da intervenção, engenheiros que trabalham no projeto teriam dito que o buraco seria tapado até maio. A Aquapolo afirma que a obra está dentro do cronograma e que os trabalhos serão concluídos em até 60 dias.

Por conta da implementação do aquaduto, Carvalho não consegue guardar os carros na garagem, já que o canteiro de obras está a menos de dois metros do portão. "Temos três carros. De noite, fica tudo na rua", reclama.

Outro problema é a trepidação causada pela movimentação de caminhões e maquinário pesado. Dono de um bar, o comerciante Nino Souza, 58, teve prejuízo após a danificação de um freezer. "O vidro quebrou por causa da vibração. Somando o valor do aparelho e dos sorvetes que estavam dentro, tive prejuízo de mais ou menos R$ 1.500. Quero ver quem vai ressarcir isso." Ele ressalta que também teve azulejos quebrados no estabelecimento. A empresa nega que as intervenções tenham causado danos aos imóveis.

O barulho, que geralmente dura o dia inteiro, também representa perda de dinheiro para quem mora no local. Caso da professora Miriam Cendkiewicz, 59, que leciona inglês e piano na própria casa.

"Não tem como dar aula de música com todo esse ruído", queixa-se. Com as atividades suspensas, a moradora aproveitou para reformar a sala onde fica o instrumento musical. Miriam, que é cadeirante, também reclama da dificuldade na locomoção. "Com todos esses caminhões, fica difícil colocar o carro aqui na frente quando preciso sair."

 

 

Empresa garante que as obras vão terminar em janeiro 

Após prorrogar o prazo de finalização das obras em diversas ocasiões, a Aquapolo promete finalizar todos os trabalhos até janeiro.

O local mais prejudicado pelas intervenções da empresa é a Avenida dos Estados, no trecho de Santo André, que tem aproximadamente sete quilômetros tomados pelas intervenções, que interditam duas faixas de rolamento - a metade da pista - ao longo do trajeto.

A empresa afirma que o projeto já teve avanço físico de 76%, sendo 72% na adutora e 86% na Estação Produtora de Água Industrial, localizada na Estação de Tratamento de Esgoto. Segundo a Aquapolo, faltam apenas 400 metros de valas a serem escavados. A companhia promete recapear toda a pista após o término das intervenções.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;