Nacional Titulo
Rio Preto: duas mortes por meningite meningocócica
13/09/2011 | 20:10
Compartilhar notícia


As autoridades sanitárias de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, estão preocupadas com incidência da meningite meningocócica no município. Somente neste ano, 11 pessoas foram contaminadas e duas mortes foram confirmadas.

No domingo, Amanda Camargo Conceição, de seis anos de idade, morreu com os sintomas da doença e na segunda-feira, mais um caso foi confirmado, de um homem de 34 anos, que está internado, em estado grave, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital de Base (HB).

Apesar disso, a Secretaria de Saúde de Rio Preto informa que não se trata de um surto ou de aumento descontrolado dos casos da doença, que em 2010 contaminou 10 pessoas.

A médica Silvia Necchi, da Vigilância Epidemiológica, disse que a situação é preocupante, embora esteja sob controle e que os procedimentos para evitar o contágio estão sendo tomados.

Tratamento com antibióticos

No caso de Amanda Conceição - cujos resultados ainda não confirmaram a doença, embora os sintomas que causaram sua morte sejam de doença meningocócica - 45 pessoas, entre alunos e funcionários, da escola municipal Ezequiel Ramos, onde ela estudava, passaram por quimioprofilaxia (tratamento com antibióticos) para evitar disseminação da bactéria que causa a meningite.

Outras três que tiveram contato com o homem de 34 anos também passaram pelo mesmo tratamento. Todas as pessoas estão sendo acompanhadas pela Vigilância.

A família da menina acusa os médicos do município que demoraram para diagnosticar a doença, mesmo depois de a menina ter passado por três vezes pelo pronto-socorro municipal, entre sexta e domingo. O secretário de Saúde de Rio Preto, José Victor Maniglia, determinou a abertura de investigação administrativa para apurar o atendimento prestado à criança pelos médicos municipais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;