Setecidades Titulo
Futuro da propaganda está ligado à internet
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
08/09/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Marketing digital é todo tipo de comunicação de marketing que utiliza canais em formato digital. Vai além da internet e está presente em TVs digitais e celulares. E o setor, que paga salários que vão de R$ 2.000 a R$ 17 mil, está em expansão no Brasil. Após o feriado, o Desafio de Redação volta hoje em duas escolas: uma em São Bernardo e outra em Ribeirão Pires.

Pesquisa da consultoria McKinsey indicou que a área deve crescer 90% nos próximos três anos. O estudo apontou ainda que o uso de mídias digitais para a decisão de compra atinge 56% dos consumidores brasileiros.

A rápida expansão do mercado é responsável pelo aumento da demanda por profissionais. Sobram vagas, mas falta gente capacitada. 

PREPARAÇÃO
As universidades ainda não oferecem curso de graduação para os que querem trabalhar na área. O especialista Flávio Horta acredita que é importante fazer curso de comunicação, como relações públicas, publicidade ou marketing.

Para Horta, pós-graduação também ajuda a alavancar as chances de se encaixar no mercado de trabalho. "É importante ainda fazer cursos rápidos para entender as mudanças, que ocorrem diariamente."

Horta explicou, ainda, que o trabalho do especialista em marketing digital não se resume à criação de banners de propaganda para sites. "Quando comecei a carreira, em 1999, era assim, mas hoje o que importa é manter o relacionamento com o cliente."

Outra mudança observada pelo profissional são os canais de reclamação. "Hoje o consumidor pergunta e reclama nas redes sociais, e ele quer respostas. Não tem mais paciência para o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) telefônico." 

PRESENTE
Assim como Horta, Bruno Chamma, 34, entrou no mercado no início da bolha da internet. Graduado em Design, conseguiu o primeiro estágio em 1996, já na área de web. "Nesse emprego tive o meu primeiro contato com o Flash (programa gráfico), em uma época em que quase ninguém sabia mexer com esse software."

O conhecimento adquirido no estágio o levou a investir em projetos próprios. Também passou por agências até criar a sua empresa, hoje com 80 funcionários, divididos entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Para Chamma, o marketing digital já é uma profissão do presente. "O mercado está numa curva de crescimento que ainda vai durar muitos anos. É claro que haverá mudanças no perfil desses profissionais com o avanço da tecnologia, mas a tendência é que o comércio se torne cada vez mais digital."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;