Economia Titulo
OMC decide contra China na venda de pneus aos EUA
05/09/2011 | 18:15
Compartilhar notícia


A Organização Mundial do Comércio (OMC) rejeitou hoje uma queixa da China contra tarifas punitivas impostas pelos Estados Unidos à importação de pneus chineses. "Nós não encontramos neste relatório nenhum indício de que os Estados Unidos tenham agido de maneira inconsistente em relação a qualquer uma de suas obrigações com a OMC", concluiu o painel de recursos da OMC em uma decisão de 123 páginas.

O caso se concentra em uma decisão tomada em 2009 pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de invocar uma cláusula de salvaguarda no acordo de acesso de Pequim à OMC para impor tarifas punitivas de 35% a pneus importados da China sob a alegação de danos à indústria norte-americana.

A decisão dos EUA levou a China a entrar com uma queixa na OMC. Em dezembro, um painel da entidade já havia rechaçado a queixa chinesa, o que levou o país asiático a recorrer da decisão. Hoje, no entanto, o painel de recursos também rejeitou os argumentos de Pequim.

Segundo o painel, o aumento de importações de pneus pelos EUA "foi causa de dano material significativo à indústria local", o que faz com que as tarifas punitivas impostas por Washington contem com respaldo de acordos internacionais.

Em Washington, o representante do Comércio dos EUA, Ron Kirk, qualificou a decisão como "uma tremenda vitória para os Estados Unidos e para os trabalhadores e produtores norte-americanos". A China não se pronunciou até o momento sobre a decisão. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;