Setecidades Titulo
Em Santo André, umidade
relativa do ar atinge 12,5%
Do Diário OnLine
Com AE
05/09/2011 | 16:08
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


A umidade relativa do ar em Santo André chegou a 12,5% por volta das 14h15 desta segunda-feira.

De acordo com o meteorologista do Climatempo Marcelo Pinheiro, o índice caracteriza estado de alerta, conforme estabelece a OMS (Organização Mundial de Saúde). "Trata-se de um número muito baixo, quase um estado de emergência", afirma.

O meteorologista explica que há três estágios para classificar a baixa umidade: de 21% a 30% caracteriza-se estado de atenção, de 12% a 20% de alerta e abaixo de 12% de emergência.

Ainda segundo Marcelo, hoje foi a tarde mais seca do ano na Capital. Ás 14h, a umidade relativa do ar chegou aos 18%.

A baixa umidade é comum nos meses em que ocorrem poucas chuvas, o que causa um aumento dos níveis de dióxido de enxofre e material particulado, devido às piores condições de dispersão. Isso propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares. Nessas condições, a Defesa Civil aconselha as pessoas a ingerirem mais líquido e evitarem atividades esportivas.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;