Economia Titulo
Varejo aposta em tecnologia para crescer
Karina Nappi
Do Diário do Grande ABC
04/09/2011 | 07:10
Compartilhar notícia


As grandes redes varejistas que atuam no Grande ABC apostam em inovação tecnológica para atrair mais clientes e ampliar a qualidade de seus serviços. Este é o caso do Grupo Pão de Açúcar, que expandiu seu programa de ‘Qualidade Desde a Origem’, desenvolvido para oferecer alto padrão de qualidade das frutas, legumes e verduras nos pontos de venda das bandeiras Extra, Pão de Açúcar e CompreBem.

Agora, pelo celular, o cliente pode consultar toda a cadeia de produção e distribuição dos itens que chegam às lojas. Um exemplo básico é na seção de hortifrúti, se o cliente quer saber se a fruta que está comprando utiliza agrotóxicos e/ou qual o município de sua procedência é só utilizar seu celular para consultar esta informação.

O consumidor pode realizar buscas através do código do produto (ou escanear o QR-Code da embalagem), e acessar pelo celular a página do alimento.

Mensalmente, a companhia movimenta cerca de 28 milhões de quilos de frutas, legumes e verduras nos seis centros de distribuição. Desses, 80% já estão rastreados no primeiro ano do programa. A meta é estar 100% rastreado até o fim deste semestre. O endereço eletrônico é: www.qualidadedesdeaorigem.com.br

Já a Coop inaugurou no dia 25 seu portal (www.coop.com.br), que visa ajudar os consumidores na hora de memorizar o nome da empresa e acessar sua versão digital de forma mais rápida e prática. Além disso, a rádio Coop, que os consumidores podem ouvir durante suas compras, agora está na disponível na internet.

Para atrair mais clientes, a supermercadista também abriu uma seção de dicas e receitas que são atualizadas diariamente e abriu suas páginas nas redes sociais como Facebook, Twitter e Orkut.

“Ampliamos as funcionalidades do site para deixar mais próxima a relação do cliente com a Coop. Queremos maior interatividade entre os dois, com facilidade no acesso, sendo possível inclusive utilizar a nossa página pelos dispositivos móveis, com isso já crescemos 5%”, diz Mariana Grecco, assistente de marketing da empresa.

O Extra chegou à TV digital. A marca expandiu sua atuação e oferece ainda mais comodidade aos seus clientes que passam a ter acesso a ofertas exclusivas pela televisão. A novidade ocorre graças ao StickerCenter, portal gerenciador de aplicações baseado no padrão DTVi voltada a negócios interativos.

A funcionalidade serve para as pessoas que possuem televisores integrados com a internet, assim, estes poderão ver uma oferta e comprá-la pelo controle remoto.

A adoção dessa estratégia também atende às mudanças do comportamento dos brasileiros que cada vez mais adotam diferentes canais (multicanais) para satisfazer às suas necessidades de compra. Uma pesquisa do Latin Panel indica que 52% dos lares brasileiros vão em três ou mais canais de venda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;