Economia Titulo

Produção industrial tem leve
alta, porém ainda preocupa

01/09/2011 | 07:30
Compartilhar notícia
 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


A produção industrial brasileira cresceu 0,5% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Na comparação com julho de 2010, a atividade na indústria caiu 0,3%.

Nesta base de comparação, as estimativas variavam de redução de 1,50% a alta de 2,60%, com mediana positiva de 0,20%. Até o mês passado, a produção industrial acumula elevações de 1,4% no ano e de 2,9% nos últimos 12 meses.

O economista do IBGE André Macedo considera que o patamar da produção está 2% abaixo do nível recorde do setor, registrado em março. "Julho foi um mês de aumento da produção, mas esse crescimento não foi suficiente para reverter a queda observada um mês antes (-1,2%) Esse resultado aponta menor dinamismo na indústria e indica que o setor opera com menor intensidade."

DGABC

Macedo diz que esse cenário é reforçado pelas comparações com os dados do ano passado. Em relação a julho do ano passado, houve queda de 0,3%. No período de janeiro a julho deste ano, a atividade tem alta de 1,4%, menos intensa do que o total acumulado até junho, que foi 1,7%.

Esse é o resultado positivo menos intenso desde abril de 2010, quando a taxa ficou em 2,3%. O crescimento da produção em julho com relação a junho não ameniza a situação difícil da indústria brasileira, esta é a opinião do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial.

Nos últimos meses, tem-se observado movimento oscilatório do nível de atividades da indústria. Mas, o sinal que está prevalecendo na evolução da produção industrial é de perda de ritmo, ou ainda, tendência de desaceleração. No primeiro semestre com relação ao mesmo período de 2010, a produção física da indústria aumentou 1,7% - resultado bastante modesto em relação ao crescimento de 16,2% registrado nos primeiros seis meses de 2010 -, e iniciou o segundo trimestre com retração de 0,3%.

No setor de bens de capital, a expansão de 5,8% no primeiro semestre deu lugar a aumento de 3,8% em julho. No setor de bens duráveis, após elevação de 1,9% nos seis primeiros meses deste ano, a produção cresceu 1,3% em julho. E no setor de bens intermediários, a fabricação iniciou o segundo semestre com queda de 2,4%, após registrar 1,2%.

Se, até junho, essa taxa projetava crescimento anual de 3,7% da produção industrial, com o dado de julho passou-se para elevação de 2,9%. "Esse comportamento de desaceleração da indústria, deixará o desempenho neste ano muito aquém do aumento de 10,5% de 2010. Esse resultado do setor reflete outro problema enfrentado pela indústria: o aumento da substituição do insumo nacional pelo importado."

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;