Setecidades Titulo
Prefeitura remove
árvores do Jardim Zaíra
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
24/08/2011 | 10:33
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Os moradores da Avenida Guerino Boscariol, no Jardim Zaíra, em Mauá, estão indignados com a retirada de árvores do canteiro central da via. A Prefeitura iniciou a remoção na semana passada, quando sete exemplares com mais de 20 anos de vida foram arrancados sem qualquer explicação aos moradores.

Uma das árvores havia sido plantada pelo aposentado José Vanderlei Pires, 54 anos. Ele ganhou a muda do então prefeito Dorival Rezende, responsável pelo projeto paisagístico da avenida. "Sempre cuidei da planta e acompanhei o crescimento. Colocava terra, adubava e regava quando o tempo ficava muito seco".

Até um banquinho seu José instalou para curtir a sombra da árvore. "Quando tiraram a planta, eu fiquei muito triste. Meus olhos ficaram cheios de lágrima", afirmou.

Ao menos mais quatro árvores do canteiro central da avenida devem ser removidas. Seus troncos foram pintados de branco para indicar a retirada.

Vizinho de seu José, o vendedor autônomo Orides do Nascimento, 54, fotografou e filmou o caminhão da Prefeitura, que levou as árvores na última segunda-feira. "Perguntei por que estavam fazendo isso, mas não me deram qualquer explicação. É um crime ambiental porque precisamos das árvores para melhorar a qualidade do ar e a vida humana".

A Prefeitura afirmou, por meio de nota, que após solicitação de moradores e comerciantes, a feira livre que ocorre às terças-feiras na Rua Luiz Gonzaga do Amaral passará a ser realizada na Avenida Guerino Boscariol. O motivo é que o local atual compromete o fluxo de veículos na Avenida Castelo Branco. 

Para adequar o espaço a fim de receber a feira-livre, a Prefeitura informou ter removido sete árvores, que foram transplantadas para área pública no Jardim Kennedy. Sobre as outras quatro árvores marcadas com tinta branca, a Administração não se pronunciou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;