Cultura & Lazer Titulo
Uma crítica à unanimidade
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
18/08/2011 | 07:12
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Considerada a obra-prima de Henrik Ibsen (1828-1906), a peça "Um Inimigo do Povo" lança debate crítico sobre as contradições humanas, pautadas pelo conflito entre o individual e o coletivo.

Em convite à reflexão sobre cidadania, que pressupõe direitos e deveres, a Ilustre Companhia Teatral estreia montagem homônima amanhã, às 21h, no Teatro Municipal de Santo André. Em seguida, o coletivo excursiona pelo Estado de São Paulo.

Segundo a diretora Andréa Weber, o texto do dramaturgo norueguês, embora datado de 1882, dialoga com a atualidade. "É a nossa oportunidade para falar sobre assuntos cotidianos que envolvem política e sociedade", afirma. O público, dessa forma, poderá relacionar temas atemporais da peça com diferentes situações vistas na sociedade contemporânea.

Centrada na figura de um homem que se mostra convicto de seu dever moral, o espetáculo apresenta o caso do Dr. Stockmann, médico de estância balneária, que passa de grande amigo da população para ser persona non grata.

Essa mudança se dá quando o profissional decide manifestar, publicamente, descobertas que podem salvar os moradores, mas atrapalhar o desenvolvimento econômico do lugar. Tratam-se de suas convicções sobre a contaminação das águas que servem os banhos públicos - fonte de riqueza. "A peça mostra o que uma pessoa, individualmente, pode fazer pelo social mesmo sem deter o poder de Estado", explica a diretora.

Dr. Stockmann entra em choque com as personalidades da cidade que, por sua vez, manipulam a opinião pública de modo a colocá-la contra o médico. "O espetáculo questiona se os interesses políticos, efetivamente, defendem a sociedade", completa Andréa.

O personagem representa o pensador livre. Ele combate a ignorância da maioria, sem ceder mesmo sob o risco de sofrer completo isolamento e falência pessoal. "Ibsen coloca o público para pensar, refletir, questionar. O texto não é restrito ao entretenimento", conta a diretora.

MONTAGEM
"Um Inimigo do Povo" é uma das obras mais encenadas do dramaturgo norueguês. "É uma grande responsabilidade trabalhar essa peça porque já foi montada em diferentes partes do mundo por grandes nomes do teatro", diz Andréa, que optou por manter o elenco inteiro no palco durante todo o espetáculo, mesmo quando apenas alguns participam das cenas.

O espetáculo também possui trilha sonora composta especialmente pelo músico Leandro Penna, que será executada ao vivo pela Orquestra Popular Tríade, também sediada em Santo André.

Criada por integrantes da diretoria da Escola Nacional de Teatro, a Ilustre Companhia Teatral soma 15 peças apresentadas desde 2004. Entre os atores, estão: Caco Oliveira, Du Fernandes, Jade Angraina, Jeff Dornelas, Roberto Fagundes, Tatiane Steffani e Paulo Braghetto.

Um Inimigo do Povo Teatro. No Teatro Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0789. Estreia amanhã, às 21h (apresentação única). Ingr.: R$ 19.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;