Cultura & Lazer Titulo
Para todas as idades
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
17/08/2011 | 07:04
Compartilhar notícia
Divulgação


Ser inanimado, o boneco ganha vida nos palcos: voa contrariando as leis da física, assume as formas mais extravagantes, enfim, oferece 1.000 possibilidades a quem o descobre. Longe de ser exclusivamente voltado às crianças, conforme muitos acreditam, o teatro de bonecos tem grande potencial para encantar todas as idades.

Uma ótima oportunidade para repensar essa ideia, que parte da associação entre boneco e brinquedo, é conferir o "Festival Sesi Bonecos do Mundo", que tem início hoje e segue até domingo em São Paulo, com espetáculos gratuitos.

O evento, considerado o maior festival de teatro de animação do Brasil, abriga atrações mundiais como Victor Antonov (Rússia), Jordi Bertran (Espanha), Girovago & Rondella (Itália), Hugo e Ines (Peru) e Viaje Inmóvil (Chile). O Brasil, por sua vez, será representado por coletivos como Trip Teatro de Animação (SC) e Duas Companhias (PE).

Idealizado por Lina Rosa Vieira, responsável pela curadoria, o festival tem como proposta mostrar que é possível envolver multidões diante de uma arte que, habitualmente, ocupava pequenos teatros, destinada a público reduzido. "O festival proporciona espaço lúdico que respeita a inteligência do espectador enquanto promove a democracia cultural, afinal envolve todas as classes, cores e idades", afirma.

Um dos destaques internacionais é o espetáculo "Gulliver", encenado pelo grupo Viaje Inmóvil, por meio de técnicas mistas. Dirigido por Jaime Lorca, o coletivo se inspirou na obra "As Viagens de Gulliver", de Jonathan Swift, para mostrar belas imagens em encenação que segue a dinâmica da narrativa cinematográfica. Haverá sessões na sexta-feira, às 19h e às 21h, no Teatro do Sesi.

Entre as atrações nacionais, está "Cadê o Meu Herói?", do Grupo Sobrevento, que explora a técnica da luva chinesa. Baseado em obra de Horácio Tignanelli, o espetáculo é dirigido àqueles que já se acham grandes demais para ver teatro de bonecos. Haverá exibição no domingo, às 18h15, no Parque do Ibirapuera.

Durante a programação, o teatro de bonecos dialogará com outras artes como música, fotografia, artes plásticas e cinema. No sábado, às 20h30, haverá show do grupo Pequeno Cidadão em um dos quatro palcos gigantes montados no Parque do Ibirapuera.

Composta pelos músicos Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Antônio Pinto e Taciana Barros, a banda divulgará o disco "Músicas Psicodélicas Para Crianças".


Festival Sesi Bonecos do Mundo. No Teatro do Sesi - Avenida Paulista, 1.313, São Paulo. Entre hoje e sexta-feira, às 19h e às 21h. Ingressos gratuitos (dois por pessoa). No Parque do Ibirapuera - Avenida Pedro Álvares Cabral, São Paulo. Sábado e domingo, a partir das 16h30. Entrada franca. Site: www.sesibonecos.com.br/2011.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;