Economia Titulo
Republicanos e democratas se unem para aprovar plano
02/08/2011 | 14:43
Compartilhar notícia


A maioria dos republicanos se uniu à maior parte dos democratas na aprovação da legislação para elevação do teto da dívida dos Estados Unidos pelo Senado. No entanto, mais uma vez uma coalizão incomum de democratas liberais e republicanos conservadores se opôs ao acordo.

Os líderes do Senado saudaram a aprovação do projeto de lei. "Nosso país estava literalmente à beira do desastre", disse o líder da maioria na Casa, o democrata Harry Reid. O líder da minoria no Senado, o republicano Mitch McConnell, classificou a legislação como o começo de "uma nova forma de fazer negócios em Washington".

Autoridades do Departamento do Tesouro, participantes do mercado financeiro e o presidente do Federal Reserve (Fed), Ben Bernanke, vinham alertando para o fato de que um default dos EUA poderia levar a outra recessão econômica e derrubar o valor do dólar, além de provocar alta nas taxas de juros, forçando milhões de norte-americanos a enfrentar um aumento nos custos dos empréstimos.

O acordo ficou bem abaixo dos US$ 4 trilhões em redução no déficit que o presidente Barack Obama havia proposto em determinado momento das negociações. Ainda assim, especialistas em orçamento dizem que o acordo final foi histórico, pois mudou o tom do debate fiscal em Washington.

"Nós não vamos mais falar sobre cortes de gastos e impostos que aumentem o déficit orçamentário", comentou Maya McGuiness, presidente do bipartidário Comitê por um Orçamento Federal Responsável.

O acordo foi alcançado entre Obama e congressistas republicanos e democratas na noite de domingo, após meses de negociação,que incluíram dezenas de reuniões privadas e entrevistas à imprensa, sobre o tamanho da redução no déficit que acompanharia a elevação no teto da dívida. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;