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São Caetano põe
reclamações na web
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
19/07/2011 | 07:22
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A partir desta semana, a Ouvidoria de São Caetano utiliza novo sistema para registrar as reclamações dos moradores. Com a mudança, a população poderá acompanhar pela internet o andamento do processo, por meio de número de protocolo fornecido pelo atendente. Além disso, receberá no ato em que registrar a demanda a previsão de quanto tempo levará para obter resposta, prazo que varia de um a 15 dias na cidade.

O ouvidor geral de São Caetano, Fernando Trincado, assumiu que o sistema anterior não funcionava de forma satisfatória. O morador registrava a reclamação via telefone, e-mail ou pessoalmente e a Ouvidoria encaminhava a demanda para a secretaria responsável, por e-mail. "Mas não se sabia se a demanda era respondida e se os prazos eram cumpridos", explicou.

Com o sistema atual, que tem custo mensal de menos de um salário mínimo para a Prefeitura, é possível fazer o acompanhamento em tempo real de cada solicitação e saber, inclusive, quais estão com os prazos para vencer ou vencidos.

Trincado explicou que todas as secretarias do município poderão gerir seus atendimentos por meio do sistema. "A mudança é benéfica para quem reclama e também facilita o trabalho interno da Prefeitura", destacou.

O sistema permite realizar buscas para saber quais são as principais queixas dos moradores e em quais bairros estão concentradas.

Trincado garantiu que, desta forma, a população tem mais segurança na hora de registrar uma solicitação. "O morador sabe exatamente os prazos e, caso não sejam cumpridos, pode voltar a reclamar para a Ouvidoria", disse.

A Ouvidoria atende por meio dos telefones 156 ou 0800-7579595, no site www.saocaetanodosul.sp.gov.br,ou ainda na Rua Nelly Pellegrino, 930, bairro Nova Gerti.

REGIÃO
Santo André registrou 11.609 demandas no primeiro semestre, mas ontem informou que apenas 5% eram reclamações. As demais são classificadas como solicitações de informações diversas, com 77% dos registros, e solicitações de serviços públicos, com 18%. Informou ainda que 90% das reclamações foram resolvidas, mas não fez o mesmo com relação às outras demandas, onde podem constar pedidos de poda de árvores ou limpeza de terreno.

As demais prefeituras foram questionadas se pretendem promover mudanças para garantir o atendimento das reclamações da população, mas não se manifestaram, sinal de que muitos moradores da região continuarão sem respostas para suas demandas.

 

Moradora de Mauá espera exame há 6 meses

Moradora de Mauá, a servidora Maria das Chagas Araújo, 59 anos, é exemplo de como o atendimento prestado pelos serviços de reclamação das prefeituras não resolve.

Há seis meses ela tenta agendar mamografia na rede pública da cidade. Há pelo menos três meses, procurou o serviço de reclamações para tentar agilizar o atendimento. "Recebi como resposta que o serviço não é ‘respondedoria'."

A servidora passou por duas cirurgias para retirada de nódulos do seio. "Preciso fazer acompanhamento do meu estado de saúde de seis em seis meses, mas não consigo nem marcar o exame", explicou, ontem, ao exibir resultados de exames e pedidos de novos procedimentos. A Prefeitura foi procurada no início da noite de ontem, mas não se manifestou.




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