Nacional Titulo
Chega a oito milhões o total de crianças vacinadas contra o sarampo
15/07/2011 | 18:52
Compartilhar notícia


O Sistema Único de Saúde (SUS) havia vacinado até esta manhã 8.601.423 crianças contra o sarampo, em oito Estados, o que corresponde a uma cobertura de 83,89% da população estimada de crianças com idade de 1 ano a menores de 7 anos. A campanha de vacinação foi iniciada em 18 de junho e vai até 22 de julho nos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A meta é proteger no mínimo 95% dos 10.253.073 de crianças nesta faixa etária, nestes oito Estados, mesmo as que já tenham sido vacinadas.

A Europa vivencia um surto da doença. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), desde janeiro foram registrados mais de 6,5 mil casos na Europa - sendo 5 mil na França. Com as férias de julho, aumenta tanto o fluxo de turistas estrangeiros no Brasil quanto a ida de brasileiros para o exterior. Para evitar a circulação do vírus no País, foi antecipada a campanha de vacinação nesses oito Estados. O critério levou em conta o fluxo turístico, densidade populacional e baixa cobertura da vacina tríplice viral.

"A vacina é segura e eficaz. Os responsáveis devem levar as crianças aos postos para garantir a proteção contra a doença. Embora no Brasil não haja circulação nacional do vírus, ele pode ser trazido por pessoas vindas de outras regiões onde a doença está presente", disse o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. Nos municípios dos demais Estados brasileiros e no Distrito Federal, as crianças de 1 ano a menores de 7 anos vão receber a vacina contra sarampo de 13 de agosto a 16 de setembro.

O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

Minas Gerais está mais próximo do cumprimento da meta mínima de 95% de cobertura vacinal, com 1.481.002 doses aplicadas, o que corresponde a 93,71% das crianças de 1 ano a menores de 7 anos deste Estado. Ainda de acordo com os dados inseridos no sistema, a menor cobertura vacinal é no Estado do Rio de Janeiro, com 828.275 doses aplicadas, o equivalente a 67,01% de cobertura.

AE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;