Economia Titulo
Vanessa Damo pede CPI contra Eletropaulo
Mark Ribeiro
07/07/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Recorrentes demoras no restabelecimento da energia elétrica da Grande São Paulo, especialmente a registrada no início de junho, motivaram a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB-Mauá) a protocolar na Assembleia o pedido de criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) contra a AES Eletropaulo. A investigação ainda não foi iniciada (aguarda publicação de portaria assinada pelo presidente do Legislativo, Barros Munhoz-PSDB), mas a peemedebista avisa que a concessionária será cobrada exaustivamente para reparar os danos causados à população e melhorar a prestação do serviço.

Conforme prevê a Resolução 414/10 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), em caso de apagão, a empresa tem de restabelecer a energia em no máximo quatro horas, sob risco de aplicação de multa de R$ 500 mil por hora de atraso. Mas, em junho, moradores ficaram até 50 horas às escuras.

A Eletropaulo figura há mais de uma década como uma das líderes de reclamações no Procon-SP. "São vários apagões, milhares de eletrodomésticos queimados e não ressarcidos, SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) que não esclarece nada... Se continuar assim, entraremos em colapso", estima Vanessa. "É, sem sombra de dúvidas, exemplo de maus serviços prestados. Exigimos melhora no atendimento."

Desde que a concessão de energia elétrica do Estado foi privatizada, em 1999, sofre uma enxurrada de críticas de todos os lados. A população, sempre afetada, ganhou como reforço a intolerância da classe política. No mês passado, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que a Eletropaulo não tem condições mínimas de oferecer atendimento rápido ao usuário e de se prevenir contra tempestades.

A CPI na Assembleia convocará o diretor-presidente da empresa, Britaldo Soares, para explicar a constante queda na qualidade da prestação do serviço. O inquérito força a Eletropaulo a transmitir todas as informações da companhia desejadas pelos parlamentares, incluindo detalhes do convênio firmado com o governo estadual. "Teremos poder de polícia na investigação", ressalta Vanessa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;