Turismo Titulo
Inverno cultural no
circuito histórico de MG
Por Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
30/06/2011 | 07:17
Compartilhar notícia


Ouro Preto, famoso por abrigar o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro, se prepara para receber turistas no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2011, que tem início a partir de amanhã.

O evento abrange uma série de oficinas ligadas nas propostas dos produtores culturais de todo País e da equipe de curadores selecionados nas áres de Artes Cênicas, Música, Artes Plásticas e Visuais, Literatura, Patrimônio e Infantojuvenil. São 42 oficinas para aperfeiçoamento de técnicas artísticas com 1.200 vagas.

O evento tem duração de 17 dias e é realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto, em parceria com as prefeituras de Ouro Preto e Mariana. Um dos destaques da programação é o Fórum das Artes, que coordena série de oficinas, palestras e seminários para reforçar o espaço de discussão, criação e transmissão do conhecimento científico.

A expectativa da coordenação do Festival de Inverno é que o evento atraia cerca de 250 mil pessoas nas três semanas. "Como o semestre letivo da universidade começou mais tarde vamos contar com muitos estudantes. O festival já faz parte da comunidade, é algo que vem fazendo a sociedade se organizar para receber os visitantes", explica o pró-reitor de Extensão, Armando Wood, coordenador do festival.

O primeiro Festival de Inverno de Ouro Preto ocorreu em 1967. Foi formatado inicialmente por um grupo de professores da escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais com o intuito de levar a arte à coletividade. Realizado em Ouro Preto como atividade de extensão, o festival teve uma segunda e consolidada edição em 1968. Apesar da forte repressão da ditadura militar, o evento realizado nesse e nos anos seguintes propiciaram espaços para o debate e a reflexão, englobando questões políticas em âmbito nacional e internacional.

Em 2004, a Universidade Federal de Ouro Preto assumiu a realização do evento, envolvendo também a cidade de Mariana com a proposta de integração das atividades culturais nas duas primeiras capitais de Minas Gerais.

 

De Ouro Preto a Mariana

A cidade encanta pelo casario colonial, pelas ladeiras íngremes e pelo agito proporcionado pelos mais de 6.000 estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto que vivem em repúblicas.

Um dos principais pontos turísticos é a Igreja São Francisco de Assis. Mas entre atento e de olhos bem abertos, porque desta bela obra não será possível tirar fotos.

Comece observando o forro da nave que Mestre Ataíde levou mais de dez anos para pintar. Com pilares pintados em perspectiva, cria a ilusão de que o teto se projeta para o infinito, imitando o céu. Na sacristia, o lavabo de pedra-sabão de Aleijadinho mostra uma figura de olhos vendados que representa a fé. Dois anjos contemplam a imagem: o da direita representa a morte, e o da esquerda, a vida.

A cidade ainda reserva atrações como o Museu da Inconfidência e um agradável passeio de trem maria-fumaça até Mariana, a cidade mais antiga de Minas Gerais e primeira capital do Estado. A cada dia 16 de julho, aniversário de fundação, a cidade recebe o governador e volta a ser capital.

PROGRAMAÇÃO

8 DE JULHO (SEXTA-FEIRA)

Abertura Oficial Festival de Inverno - Às 17h, na Escola de Minas em Ouro Preto.

 

Show Dudu Nobre - Às 22h, por ocasião do aniversário de Ouro Preto.

 

9 DE JULHO (SÁBADO)

Poesia nos trilhos - Declamação de poesias durante a viagem no trem - Às 10h, na Estação Ferroviária de Ouro Preto.

 

10 DE JULHO (DOMINGO)

Espetáculo Fausto(s), Cia Preqaria (Artes Cênicas) - Às 20h, no Clube Marianense em Mariana.

 

11 DE JULHO (SEGUNDA-FEIRA)

Abertura da Instalação Cidade em Construção - Visitação até 24 de julho (exceto às segundas-feiras), das 9h às 17h, na Estação Ferroviária de Mariana.

 

12 DE JULHO (TERÇA-FEIRA)

Mostra Passadouros anônimos - Exibição dos curtas Cortejo Negro, de Diego Muller, ficção, Porto Alegre, RS, Mini-DV, 2008,15 min; Eletrotorpe, de Yuri Amaral e Nalu Beco, ficção, São Paulo, SP, HD, 2009, 15 min; Freud Flintstone, de Wally Costa, animação, Belo Horizonte, MG, digital, 2010, 4 min; Rosa e Benjamin, de Cleber Eduardo e llana Feldman, ficção, São Paulo, 35mm, 2009, 15 min. A partir das 18h, no Cine Vila Rica em Ouro Preto.

 

13 DE JULHO (QUARTA-FEIRA)

Caravana Festival - Das 14h às 18h, no Distrito de Mariana.

 

14 DE JULHO (QUINTA-FEIRA)

Ópera dançada Lua Cambará

Grupo Área (Música) - Às 20h, no Centro de Convenções Ouro Preto.

 

15 DE JULHO (SEXTA-FEIRA)

Show Hermeto Pascoal - Às 22h, na Praça da Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto).

 

16 DE JULHO (SÁBADO)

Show Milton Nascimento - Às 21h, na Praça dos Ferroviários em Mariana.

 

17 DE JULHO (DOMINGO)

Show Orquestra Tabajara - Às 21h, na Praça dos Ferroviários em Mariana.

 

18 DE JULHO (SEGUNDA)

Mostra Recortes Urbanos ou a Ausência de Civilidades Atlantis - Às 17h, no Cine Vila Rica em Ouro Preto.

 

19 DE JULHO (TERÇA-FEIRA)

Festival Tirando o Mofo (Música) - Às 18h, na Praça da Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto).

 

20 DE JULHO (QUARTA-FEIRA)

Show Barbatuques (Música) - Às 22h, na Praça da Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto).

 

21 DE JULHO (QUINTA-FEIRA)

Show Sgt. Pepper's (Música) - Às 21h, na Praça dos Ferroviários em Mariana.

 

22 DE JULHO (SEXTA-FEIRA)

Show Paralamas do Sucesso - Às 21h, na Praça dos Ferroviários em Mariana.

 

23 DE JULHO (SÁBADO)

Show Antônio Nóbrega (Música) - Às 22h, na Praça da Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto).

 

24 DE JULHO (DOMINGO)

Show Otto - Às 21h, na Praça dos Ferroviários em Mariana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;