Nacional Titulo Comemoração
Cidades do Vale do Paraíba celebram Corpus Christi
23/06/2011 | 19:09
Compartilhar notícia


A tradição das celebrações de Corpus Christi mais uma vez marcou o feriado em algumas cidades do Vale do Paraíba, onde a comunidade se mobilizou para enfeitar as ruas com temas que lembram o Santíssimo Sacramento, representado pela comunhão.

 

Em Caçapava, a 115 km de São Paulo, onde os tapetes e enfeites de rua já são uma tradição desde o início da década de 1960, cerca de dez mil pessoas participaram da procissão, que percorreu cerca de três quilômetros entre a igreja de São Benedito e o Santuário de Santo Antonio, passando pela igreja matriz, onde houve uma benção solene.

 

O Corpus Christi na cidade é considerado como uma das maiores manifestações públicas de fé. "Faz 20 anos que eu trabalho aqui e é sempre um prazer e muito compensador. Deus compensa a gente", disse um dos voluntários.

 

Aproximadamente duas mil pessoas enfrentaram o frio da madrugada, de quarta para quinta-feira, para preparar o trajeto por onde passou a procissão.

 

Segundo o diácono Adonis de Souza Pinto, que organiza o mutirão, cerca 80 toneladas de areia colorida, além de pó de serra, pó de café e outros materiais serviram para confeccionar os tapetes. Uma imagem da Santíssima Trindade, por exemplo, foi feita totalmente com macarrão.

 

"É uma manifestação pública da fé, pois nós cremos que o mesmo Jesus, que esteve presente na terra há dois mil anos, está misteriosamente presente nesse sacramento", disse o diácono. O tema desse ano foi "Eucaristia e a Nova Criação".

 

Outras cidades do Vale do Paraíba, como Paraibuna, Jambeiro, São Luiz do Paraitinga e Cunha festejaram o Corpus Cristhi com as ruas enfeitadas e procissões no final da tarde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;