Setecidades Titulo
Evasão no Ensino Superior na região é de 25%
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
22/06/2011 | 07:55
Compartilhar notícia


A cada quatro estudantes que se matriculam em cursos superiores privados na região, apenas um chega ao diploma. Dado divulgado ontem pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo) aponta que a evasão nos cursos superiores particulares aumentou de 9,85% em 2006 para 24,98% em 2009. O levantamento foi feito com base em informaçõs do Ministério da Educação.

O número de ingressantes nas faculdades da região passou de 27.743 em 2006 para 33.783 em 2009 - acréscimo de 21,8%. Também houve aumento de 22,9% no número de formados no mesmo período - de 15.336 alunos para 19.884.

Para Ocimar Alavarce, professor da Faculdade de Educação da USP, o aumento da evasão pode ser explicado pela falta de bagagem cultural e intelectual dos estudantes. "Muitas vezes os alunos não têm condições de acompanhar o curso, e as faculdades não têm recursos para oferecer reforços ou aulas adicionais, já que isso aumentaria o custo." Na avaliação de Alavarce, o valor das mensalidades também contribui para o abandono dos cursos.

Já o presidente do Sinpro ABC (Sindicato dos Professores), Aloízio Alves, atribui a evasão à má qualidade oferecida pelas instituições de ensino. "As universidades estão demitindo professores, contratando mão de obra barata e deixando de investir em qualidade. Isso afasta os alunos", avalia. Alves entende que a concentração do mercado em grandes instituições é prejudicial, pois elimina postos de trabalho. Segundo o presidente, cerca de 120 professores universitários foram demitidos no ano passado na região.

Outro caso comum é dos estudantes que deixam o curso por não ter se identificado com a área. Em 2007, o gerente de vendas Jean Conegero, 22, largou a faculdade de Jornalismo na Universidade Metodista. No ano seguinte iniciou curso na área administrativa. "Hoje estou contente e me dei bem. Se soubesse, nem teria entrado no outro curso."

 

Região tem 2.399 bolsas do ProUni para o segundo semestre

Estudantes da região interessados em concorrer a uma bolsa para cursar o Ensino Superior têm até sexta-feira para se inscreverem no Programa Universidade para Todos, do Ministério da Educação.

No Grande ABC, são 2.399 bolsas em 36 instituições. São 1.287 benefícios parciais (50% da mensalidade) e 1.112 integrais.

Podem participar os candidatos que não possuem diploma de curso superior e que tenham realizado o Exame Nacional de Ensino Médio em 2010, alcançado no mínimo 400 pontos na média e não ter tirado zero na redação.

Para concorrer às bolsas integrais o estudante precisa ter renda familiar de até um salário-mínimo e meio por pessoa. Para as parciais, a renda deve ser de até três salários. Os cadastro é feito pelo site http://siteprouni.mec.gov.br. É preciso informar o CPF, o número de inscrição e a senha do Enem de 2010. Caso o aluno não se lembre, pode recuperá-la no http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem. (Bruna Gonçalves)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;