Economia Titulo
Fraudes aumentam 25% em feriados
Do Diário do Grande ABC
21/06/2011 | 12:02
Compartilhar notícia


O feriado de Corpus Christi, na quinta-feira, dia 23, é uma boa oportunidade para o comércio aproveitar e aumentar suas vendas. Apesar de oportuno, o gerente de soluções antifraudes da Serasa Experian, Celso Rodrigues, faz um alerta importante. "Em vésperas e durante os feriados,
as chances do comércio sofrer com fraudes aumentam 25%. O fraudador prefere principalmente os pequenos negócios para aplicar golpes em períodos como esses", afirma.

O principal problema é o risco de não receber o pagamento, aumentando a inadimplência nos estabelecimentos. A tentativa de fraude mais aplicada no comércio é o roubo de identidade, ou seja, quando a pessoa que está fazendo a compra se passa pela dona do documento apresentado. De acordo com Rodrigues, isso é um ato recorrente principalmente em épocas de muito movimento no varejo, como nos feriados, e se o comércio se isenta de ferramentas de prevenção à fraude, fica mais vulnerável a ser vítima do golpe. "Se o comerciante conseguir identificar que aquele documento não é da mesma pessoa que se apresenta na loja ou que os dados informados são inconsistentes, as chances de ele evitar prejuízos aumentam consideravelmente", diz Rodrigues.

A Serasa Experian possui o serviço de Alerta de Identidade. Na hora de uma transação, o empresário pode fazer uma consulta ao serviço e analisar o histórico daquele documento. Assim ele ajuda o comércio a reduzir a inadimplência causada por fraudes e protege a identidade do proprietário dos documentos apresentados.

Rodrigues destaca as principais dicas que podem evitar golpes. "Peça sempre dois documentos originais, verifique se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, confirme a relação de endereço e telefone e analise atenciosamente o comprovante de residência com o nome apresentado nos documentos." O especialista da Serasa Experian recomenda que se ainda assim o comerciante não se sentir seguro com a venda, peça que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.

Para mais informações sobre a solução de prevenção a fraudes da Serasa Experian acesse www.alertadeidentidade.com.br/




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;