Política Titulo
Com Cincinato no PDT, Grecco sacramenta saída
Cynthia Tavares
Especial para o Diário
21/06/2011 | 07:50
Compartilhar notícia


Ainda não anunciada, mas negociada, a ida do vereador de Mauá Cincinato Freire (PSDC) para os quadros do PDT começa a causar desdobramentos. O sinal mais nítido é a inevitável saída do parlamentar Edgard Grecco (PDT).

Com o grupo político de Cincinato - que também inclui Cláudio Lourenço, ex-presidente do PSDC em Mauá - o PDT ganha mais espaço dentro da administração Oswaldo Dias (PT) e, de quebra, ainda angaria a Pasta de Educação, comandada por Margaret Franco Freire, mulher do vereador.

A reivindicação do PDT por secretaria é antiga - eles chegaram a pleitear a chefia da Pasta de Segurança, mas perderam o páreo para o PSB. "Eles serão bem-vindos. Não foi discutido nada sobre relacionamento com a administração. Tem que ser discussão ideológica, ainda estamos falando da entrada deles", ressaltou o presidente do PDT em Mauá, Antônio Vital.

Integrante da oposição desde o começo do ano, Grecco fica em situação ainda mais desconfortável e por isso já começa preparar o terreno para sua despedida. "Mudei meu posicionamento e significa ruptura política, mas o PDT continuou no governo e integrantes do partido mantiveram relação direta com a administração. Estou conversando com a executiva municipal e minha vontade é sair do partido."

O vereador acredita que o ingresso de Cincinato reforçará posicionamento governista, até mesmo no Legislativo. "O PSDC está na base atualmente e ele deve continuar nessa postura. Não estou preocupado com isso", analisou.

O parlamentar evitou vincular sua posição ao possível ingresso de Cincinato na legenda. "Nada muda. O que pesa na minha situação é tratamento do partido em relação ao governo. Por isso resolvi sair", declarou Grecco. Ele acrescentou que há três meses sua saída tem sido negociada, principalmente em busca do consenso para que sua cadeira não seja reivindicada pela sigla.

Cincinato se mostrou ponderado em relação à sua mudança. "Não conversei com ninguém do PSDC ainda, pois estava fora do País. Vou procurar saber da postura do meu grupo", desconversou. Sobre a saída de Grecco o ainda democrata-cristão declarou que "a política é dinâmica".

 

DESTINO

O rumo de Grecco está sendo traçado e ele deve migrar para o PMDB. Atualmente comandado por José Carlos Orosco Júnior - marido da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) - o vereador deve anunciar sua decisão até semana que vem. O parlamentar continuaria na oposição e o PMDB conseguiria ter representatividade na Câmara.

As famílias Damo e Grecco têm histórico de alianças bem antigo. O pai de Vanessa, Leonel Damo, foi vice-prefeito de José Carlos Grecco, irmão de Edgard.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;