Economia Titulo
'O Brasil equilibrou relação com os EUA'
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
21/06/2011 | 07:58
Compartilhar notícia


O economista e cônsul geral dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Kelly, esteve ontem em São Bernardo, como parte de seu plano de conhecer as mais importantes cidades brasileiras e buscar fortalecer relações norte-americanas com esses locais.

Kelly, que foi nomeado para o consulado no País há apenas 11 meses, destacou a força da economia brasileira, que, segundo ele, foi a primeira a sair da crise global de crédito de 2008, e está equilibrando o jogo na relação bilateral. "É um momento interessante, porque muitas companhias brasileiras que são globalmente competitivas agora têm fortes investimentos nos Estados Unidos, como Embraer, JBS, Coteminas, Gerdau. Muitas de minhas marcas favoritas, como Budweiser, Burger King, Swift Foods, são hoje brasileiras", afirma.

Ao mesmo tempo, o cônsul destaca que, além de companhias como a Ford, instaladas no Brasil há quase um século, há novas empresas norte-americanas montando bases por aqui, como a Google e a Microsoft. "Trezentos e cinquenta das 500 maiores companhias dos Estados Unidos estão trabalhando hoje com instalações no Brasil", assinala.

Para Kelly, isso dá muito otimismo no futuro da relação entre os dois países. Ele ressalta que o comércio entre o Brasil e Estados Unidos segue muito forte, e que há não só a compra de produtos agrícolas brasileiros pelos norte-americanos mas também o consumo de itens manufaturados, como os aviões da Embraer, que exporta massivamente para lá. "Se você viaja dentro dos Estados Unidos muito possivelmente você está viajando em avião da Embraer", diz.

O cônsul, que tem mestrado em desenvolvimento econômico pela Standford University, cita que os mercados emergentes estão liderando o crescimento mundial, mas para a economia global ele avalia que seria importante as retomadas norte-americana, japonesa e europeia. "Mas eu tenho otimismo que a economia norte-americana vai voltar a crescer. A taxa de desemprego ainda é de mais de 9%, o que é muito alto, mas as perspectivas para os últimos meses deste ano e para 2012 são bastante positivas", afirma.

Por sua vez, há expectativas favoráveis também no Brasil, por exemplo, pela realização de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, que devem trazer muitos turistas dos Estados Unidos para cá.

INTERCÂMBIO - Sua primeira ida a São Bernardo, Kelly visitou ontem a Prefeitura, a Universidade Metodista de São Paulo, no Rudge Ramos, e conheceu as instalações da Ford, no bairro Taboão.

Em relação à Metodista, ele assinalou que a escola, fundada por missionários norte-americanos, tem importante programa de intercâmbio com estudantes daquele país em São Bernardo. O diplomata citou que o aprofundamento da relação bilateral na área educacional é algo decidido em comum acordo entre os dois governos. "E aqui em São Bernardo isso já está funcionando".

 

Consulado em SP é o que mais emite vistos no mundo

O consulado norte-americano em São Paulo é o que mais emite vistos não-migratórios (de turismo, de negócios e estudantil) para os Estados Unidos, entre todas as representações desse país no mundo todo. Em 2010, emitiu 320 mil vistos e, neste ano, a demanda já cresceu 36%, afirma o cônsul Thomas Kelly. "Possivelmente vamos processar meio milhão de vistos", projeta.

Para dar conta da alta procura, que já faz com que a fila de espera para conseguir a entrevista no consulado chegue a 130 dias, Kelly tem organizado mutirões aos sábados, está reforçando sua equipe - já estuda dois turnos - e planeja processar alguns documentos fora do consulado. Apesar da liderança em emissões, ele salienta: "Queremos aprimorar ainda mais."

Para estudantes, ele destaca que leva apenas poucos dias e há programas para agilizar a documentação para viagens de negócios. "Os brasileiros são muito bem-vindos aos Estados Unidos e prezamos o fato de que eles gostam de ir para lá".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;