O executivo evitou confrontar as críticas feitas pelo secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, que acusou a distribuidora de estar priorizando lucro em detrimento da qualidade dos serviços prestados. "Os números mostram a realidade", destacou o diretor da Eletropaulo. O executivo ressaltou que a rede de fornecimento de energia sofreu estragos devido às condições meteorológicas atípicas (ciclone extratropical, seguido de fortes chuvas), e reforçou que o problema não foi gerado por falta de investimentos.
Simonaggio afirma que somente em 2011 estão previstos mais R$ 720 milhões em investimentos e, para os próximos cinco anos, mais de R$ 3 bilhões. Esses valores, segundo o executivo, referem-se a aportes destinados exclusivamente à rede da companhia, como construção de novas linhas, subestações e redes de distribuição para melhoria da qualidade do serviço.
Na última quarta-feira, 15, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hübner, admitiu, entretanto, que houve piora no índice que mede a duração de falta de energia dos serviços prestados pela Eletropaulo em São Paulo. O índice da Aneel que mede o tempo de duração da falta de luz é denominado "Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora" (DEC).
No cálculo do DEC, a Aneel apurou que, em 2010, os paulistas atendidos pela Eletropaulo ficaram 10 horas e 36 minutos sem energia elétrica. Em 2006, a interrupção foi bem menor: 7 horas e 52 minutos. O pior indicador foi registrado em 1999, quando os paulistanos ficaram mais de 22 horas sem energia elétrica.
Restabelecimento
Segundo Simonaggio, mesmo na situação crítica que atingiu a capital paulista no último dia 7 de junho, os casos de demora no restabelecimento dos serviços de energia elétrica foram pontuais. Ele disse que em quatro horas, 50% das unidades consumidoras afetadas já haviam sido atendidas. Em 12 horas, o índice chegou a 82%. Depois de 24 horas da ocorrência, 95% dos clientes afetados foram atendidos. Em 36 horas, 99% estavam com o sistema restabelecido, relatou o executivo.
O 1% restante, que ficou cerca de 48 horas sem energia elétrica, corresponde a cerca de 6 mil consumidores. Essa parcela representa "um milésimo" do total de clientes da concessionária, segundo Simonaggio. "A gente não gostaria que esses clientes ficassem todo esse tempo sem energia elétrica, mas a empresa sempre aprende com esses episódios", observou.
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