Economia Titulo
Busca por imóvel de aluguel sobe 6,54%
Tauana Marin
do Diário do Grande ABC
08/06/2011 | 07:20
Compartilhar notícia
DGABC/Arquivo


A locação de imóveis na região segue em alta. O volume de unidades alugadas no Grande ABC, Osasco e Guarulhos cresceu 6,54% em março ante fevereiro. O índice contraria o desempenho estadual, que apresentou queda de 10,49% no mesmo período, aponta levantamento do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo.

"A aglomeração de empresas na região atrai pessoas de outras cidades. Há alguns dias uma companhia procurava imóveis para alugar a fim de trazer 3.000 funcionários para cá. Não é por acaso que o mercado imobiliário avança a cada ano no Grande ABC", explica o delegado regional do Creci-SP Alvarino Lemes.

Outro fator que justifica o crescimento do número de imóveis alugados entre as sete cidades é a quantidade de faculdades na região. "Em agosto as aulas de quem prestou vestibular para o segundo semestre serão iniciadas. Há muitos alunos que vêm do Interior e outras cidades e acabam alugando moradia aqui."

Na avaliação do consultor de mercado imobiliário Miguel Colicchio Meto, parcela significativa de quem aluga bens na região está aguardando a entrega das chaves dos imóveis comprados na planta. "Muitos empreendimentos foram vendidos, mas poucos entregues."

É por esta razão que Meto acredita que em breve o volume de aluguéis fique menos aquecido. "Mas isso ainda é uma estimativa. Nos próximos meses, o mercado continuará aquecido", enfatiza.

FOCO - Em março, imóveis cujo valor do aluguel é superior a R$ 1.000 corresponderam a 30% do total. A preferência é por casas (64,57%).

O fiador foi a forma mais adotada em março como garantia de pagamento dos aluguéis em caso de inadimplência dos inquilinos, sendo que 48,11% dos contratos foram firmados nesta modalidade.

A pesquisa do Creci-SP mostra ainda que em março estavam inadimplentes 3,86% dos inquilinos com contratos em vigor nas 1.606 imobiliárias pesquisadas, número 2,39% maior que o de devedores de fevereiro no Estado.

Venda de unidades avança 6,11% em março

As vendas de imóveis usados na região avançaram 6,11% em março, na comparação com fevereiro. Em contrapartida, no Estado o crescimento foi de 6,05%, conforme levantamento do Creci-SP. A concentração foi para a comercialização de imóveis com preço até R$ 200 mil.

"É um desempenho muito bom, este de março, considerando que a ‘semana vazia' do Carnaval naturalmente afasta do mercado muitos potenciais compradores", afirma o presidente da entidade, José Augusto Viana Neto.

Ele observa que a expectativa de manutenção das vendas em alta nos próximos meses depende do comportamento da economia.

A maior parte das compras em março foi feita por meio do financiamento com recursos da Caixa Econômica Federal - 54,84%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;