Cultura & Lazer Titulo
Encontro traz representantes dos museus paulistas
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
06/06/2011 | 13:14
Compartilhar notícia


Realização da Secretaria de Estado da Cultura, o 3º Encontro Paulista de Museus começará hoje no Memorial da América Latina, em São Paulo. Representantes de quatro cidades do Grande ABC (Santo André, São Caetano, Diadema e Mauá) se inscreveram no evento que reúne anualmente mais de 900 nomes. Entre eles, prefeitos, secretários de cultura, dirigentes e profissionais de museus do Estado e do País.

Com o tema "Articulando Territórios", esta edição oferece programação diversificada para debater sobre a gestão das instituições museológicas brasileiras assim como ampliar a rede de interlocução dos museus paulistas.

“Queremos convencer os gestores públicos da necessidade de investimento que se transforma em ativos tanto do ponto de vista da educação quanto da cidadania”, afirma Claudineli Ramos, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico.

No encontro, os museus são apresentados como equipamentos culturais capazes de atuar no desenvolvimento regional por meio da articulação entre preservação do patrimônio, difusão e pesquisa. Além de brasileiros, estudiosos estrangeiros conduzirão as palestras como Isabel Victor, diretora da Rede Portuguesa de Museus, e Américo Castilla, presidente da Fundación TyPA (Teoria y Practica de Las Artes de Buenos Aires).

Um dos destaques da programação é a palestra "Museu: Território do Desenvolvimento Regional e Turismo". Serão expostas práticas desenvolvidas no Centro de Arte Contemporânea de Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais; na Fundação Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, Piauí; e na Cidade da Cultura da Galícia, em Santiago de Compostela, Espanha.

O encontro, que segue até quarta-feira, é aberto a gestores, autoridades municipais, estaduais e federais, pesquisadores e estudantes. Os interessados devem fazer inscrição prévia pela internet (www.encontropaulistademuseus.com.br). Toda a programação também pode ser conferida no site.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;