Economia Titulo
Supermercados assinam acordo para eliminar sacolinhas
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
09/05/2011 | 20:19
Compartilhar notícia


Foi assinado hoje pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) e o governo do Estado um acordo para eliminar a distribuição de sacolas plásticas descartáveis nos supermercados paulistas. Até 25 de janeiro de 2012 o projeto estará totalmente implantado.

Conforme o Diário informou no dia 27 de abril, até o início do próximo ano os supermercados deixarão de entregar as sacolas derivadas de petróleo ao consumidor. O objetivo é estimulá-lo a usar sacolas permanentes, como a tradicional sacola de feira.

Pelo acordo, os supermercados promoverão campanha nos próximos meses para estimular a mudança de hábito do consumidor, conscientizando-o para a necessidade de utilizar outros meios para o transporte das compras antes de cessar a distribuição de sacolas.

A primeira etapa da ação começa no Dia do Meio Ambiente, no dia 5. O próximo passo acontece no início da primavera, em 22 de setembro. Em 22 de novembro, quando é comemorado o Dia do Supermercadista, será lançada uma campanha de conscientização em massa, seguindo até 25 de janeiro, quando a ação estará totalmente implementada.

COBRANÇA POR SACOLA - Caso o consumidor for às compras sem sacola, precisará desembolsar em média R$ 0,19 por uma embalagem biodegradável, feita a partir de amido de milho, ela se desfaz em até 180 dias em usina de compostagem e em dois anos em aterro.

"O objetivo da iniciativa, apoiada pelo setor, é atender uma demanda da sociedade, que está cada vez mais atenta às questões ambientais", diz João Galassi, presidente da Apas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;